Mundo

Produtores rurais protestam em Paris com 1.500 tratores

Manifestação faz parte de uma série de protestos nas últimas semanas de agricultores exasperados pela queda nos preços


	Tratores durante protesto em Paris: a iniciativa se antecipa a uma reunião dos ministros da Agricultura da UE
 (REUTERS/Charles Platiau)

Tratores durante protesto em Paris: a iniciativa se antecipa a uma reunião dos ministros da Agricultura da UE (REUTERS/Charles Platiau)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2015 às 11h31.

Paris - Produtores rurais franceses levaram a Paris nesta quinta-feira mais de 1.500 tratores em um protesto para exigir mais ação do governo para conter a crise nos setores de carne e laticínios, que deixou algumas fazendas à beira da falência no maior produtor agrícola da União Europeia.

A manifestação, que prejudicou o tráfego nas estradas pela manhã ao redor da capital francesa, faz parte de uma série de protestos nas últimas semanas de agricultores exasperados pela queda nos preços.

A iniciativa se antecipa a uma reunião dos ministros da Agricultura da UE na segunda-feira para discutir os problemas da pecuária no bloco.

O governo anunciou um pacote de ajuda em julho, em uma concessão aos agricultores que bloquearam estradas, incluindo o acesso à estância turística do Monte Saint-Michel, e jogaram estrume diante de supermercados.

A FNSEA, o maior sindicato dos agricultores da França e organizadora do protesto desta quinta-feira, disse que as medidas são insuficientes para ajudar o setor, que enfrenta os efeitos de um embargo russo sobre produtos ocidentais, bem como problemas de longo prazo ligados à concorrência de mercadorias estrangeiras mais baratas e o poder de negociação dos supermercados.

"Nós viemos expressar nossa consternação. Não conseguimos mais viver de nosso trabalho", disse Patrice Jaouen, de 43 anos, do setor de laticínios e produtos vegetais, que liderou uma fila de tratores vindos da região da Bretanha, que percorreu 588 quilômetros desde terça-feira.

"Nós não queremos subsídios de curta duração, não queremos dinheiro público. Queremos uma reforma do sistema." Agricultores franceses dizem ser prejudicados pelo aumento dos encargos sociais e regras mais rigorosas de proteção do meio ambiente do que nos países vizinhos da UE.

Tratores convergiram para a Place de la Nation, em Paris, um ponto tradicional de manifestações, antes de uma reunião entre o primeiro-ministro Manuel Valls e uma delegação de dirigentes do setor agropecuário.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaEuropaFrançaMetrópoles globaisPaíses ricosParis (França)Trigo

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados