Mundo

Produção industrial sobe 0,3% na zona do euro

A variação mensal de janeiro ficou levemente abaixo da média da estimativa dos analistas

A Eurostat sugeriu que o inverno severo em dezembro continuou distorcendo os números da indústria em janeiro (Kriss Szkurlatowski/Stock.xchng)

A Eurostat sugeriu que o inverno severo em dezembro continuou distorcendo os números da indústria em janeiro (Kriss Szkurlatowski/Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2011 às 09h35.

Londres - A produção industrial subiu 0,3% em janeiro ante dezembro na zona do euro (que reúne os países que utilizam o euro como moeda), informou hoje a agência de estatísticas na União Europeia, a Eurostat. Na comparação com janeiro do ano passado, houve alta de 6,6%. Em dezembro, a produção havia crescido 0,3% em base mensal e 8,8% em base anual, segundo dados revisados.

A variação mensal de janeiro ficou levemente abaixo da média da estimativa dos analistas, que esperavam alta mensal de 0,4%. Já o avanço anual superou levemente a alta de 6,4% prevista.

Na França, a produção cresceu 1,1% em janeiro, ante um ganho de 0,2% em dezembro. Na Alemanha, a produção avançou 0,1% e, na Itália, caiu 1,5%, após alta de 1% e 0,2% em dezembro, respectivamente. Na Espanha, a produção saltou 1,4% em janeiro. Na Irlanda, a produção caiu 1% e, em Portugal, despencou 4,2% em janeiro.

A Eurostat sugeriu que o inverno severo em dezembro continuou distorcendo os números da indústria em janeiro, com fortes oscilações na produção de energia e de bens intermediários, assim como de bens duráveis para o consumidor. A produção de energia caiu 3,1% em janeiro, a maior desaceleração mensal desde março de 2009, após um aumento de 2,5% em dezembro, quando a Alemanha e alguns outros países foram severamente atingidos pelo mau tempo.

Já a produção de bens intermediários, como o aço, saltou 2,5% em janeiro, a maior alta mensal em 11 anos, após queda de 1,2% em dezembro. A produção de bens duráveis ao consumidor avançou 2,5% em janeiro, a maior alta desde maio do ano passado, na esteira de uma queda de 0,6% em dezembro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIndústriaIndústrias em geralUnião Europeia

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país