Mundo

Produção industrial do Japão cresce 3,9% em junho

A produção aumentou 3,9% em junho na comparação com o mês anterior, principalmente no setor automobilístico, após desastre sísmico em março

Mesmo com alta, dado ficou ligeiramente abaixo das estimativas dos economistas consultados pelas agências Nikkei e Dow Jones (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Mesmo com alta, dado ficou ligeiramente abaixo das estimativas dos economistas consultados pelas agências Nikkei e Dow Jones (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2011 às 08h51.

Tóquio - A produção industrial do Japão aumentou pelo terceiro mês seguido, à medida que as companhias, particularmente no setor automobilístico, continuaram a elevar a produção depois do terremoto de 11 de março, disse o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. A produção aumentou 3,9% em junho na comparação com o mês anterior, com ajuste à sazonalidade, informou o ministério.

O dado ficou ligeiramente abaixo da mediana das estimativas dos economistas consultados pelas agências Nikkei e Dow Jones, que era de 4,3%. As indústrias consultadas pelo ministério esperam que sua produção aumente 2,2% em julho, uma melhora em relação à projeção de 0,5% apurada no mês passado. Para agosto, a previsão é de um crescimento de 2%.

Um funcionário do ministério observou que, embora esteja aumentando, a produção ainda não se recuperou plenamente das catástrofes de março e está 5,3% abaixo do nível de fevereiro.

Inflação

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão subiu 0,4% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, na terceira alta mensal consecutiva, segundo informou o governo japonês.

A expectativa do mercado era de uma alta de 0,5%. O núcleo do índice exclui os preços dos alimentos frescos, mas inclui os de energia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralPaíses ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosAutoindústriaJapãoIndústria

Mais de Mundo

Movimentação de frota naval dos EUA perto do Caribe acende alerta na Venezuela

Israel exige libertação de todos os reféns, diante de acordo parcial aprovado pelo Hamas

EUA amplia tarifas para mais de 400 produtos de aço e alumínio; garfos, motos e trens estão na lista

Furacão Erin ganha força e ameaça Bahamas e Carolina do Norte com tempestades e chuvas