Mundo

Produção de petróleo na Líbia voltará em poucos dias, diz ministro

Segundo ministro interino de Petróleo e Finanças da Líbia, Ali Tarhouni, país deve atingir os níveis pré-guerra dentro de um ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2011 às 18h02.

Brega - O ministro interino de Petróleo e Finanças da Líbia, Ali Tarhouni, disse neste sábado que a produção da commodity voltará daqui a três ou quatro dias e que o país membro da Opep deve atingir os níveis pré-guerra dentro de um ano.

A produção de petróleo na nação do norte da África ficou praticamente parada nos últimos meses, com os conflitos violentos entre rebeldes e forças leais a Muammar Gaddafi acontecendo perto de terminais costeiros, danificando estruturas e fazendo trabalhadores estrangeiros sair do país.

"Na terça ou na quarta-feira nós começaremos nos (poços de petróleo) Sarir e Mesla. Nós também produziremos gás e petróleo, não simultaneamente, em Sharara e Wafa. Nós esperamos uma diferença de dias" afirmou Tarhouni a jornalistas durante visita oficial ao terminal exportador de Brega.

Os poços de Sarir e Mesla estão há meses no território controlado pelo governo interino dos rebeldes e um grupo de trabalhadores já está no local, de acordo com a Arabian Gulf Oil Company.

Antes da guerra, a Líbia extraía 1,6 milhões de barris de petróleo por dia.

 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCrises em empresasEnergiaGovernoLíbiaPetróleo

Mais de Mundo

Arábia Saudita descarta normalizar relações com Israel sem o reconhecimento de um Estado palestino

Autoridades dos EUA recuperam corpos de 67 vítimas de colisão aérea em Washington

Ao lado de Netanyahu, Trump defende realocação permanente da população da Faixa de Gaza

Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU