Mundo

Produção de petróleo e gás cai 5,5% em janeiro, diz ANP

A produção total do país alcançou 2,531 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2013 às 13h24.

São Paulo - A produção brasileira de petróleo e gás natural apresentou retração em janeiro de 2013, na comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção total do País alcançou 2,531 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), retração de 5,5% nessa base comparativa.

A produção nacional exclusiva de petróleo somou 2,054 milhões de barris por dia (bpd), queda de aproximadamente 7,9% ante janeiro de 2013. No segmento de gás natural, por outro lado, a produção cresceu aproximadamente 6,6% em igual base comparativa, ao totalizar 75,9 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).

Situação semelhante ocorre na comparação entre janeiro deste ano e dezembro de 2012. Nesse caso, a produção total caiu aproximadamente 2%, puxada principalmente por uma retração de 2,4% na produção de petróleo. A produção de gás natural encolheu 0,4% nessa base comparativa.

A produção de petróleo e gás na região chamada de pré-sal totalizou 319 mil boe/d em janeiro, proveniente de 24 poços em operação. A produção de petróleo alcançou 264 mil bpd e a de gás natural 8,9 milhões dem³/d.

Segundo a ANP, foram queimados aproximadamente 3,9 milhões de m³/d em janeiro, redução de 13,2% em relação a janeiro de 2012 e de 9,8% ante dezembro do ano passado.

Do total de gás natural queimado, 99,8% são oriundos de concessões na Fase de Produção e 0,2% de testes de longa duração (TLDs) em Fase de Exploração. Considerando apenas as concessões na Fase de Produção, o aproveitamento de gás natural no País ficou em 94,9% ao longo de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ANPEnergiaGásPetróleo

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'