EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 10h32.
Tóquio - A produção de aço bruto do Japão em novembro caiu 3,2 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para o menor nível em 10 anos já registrado para o mês, depois que inundações na Tailândia, importante centro para a produção de veículos, reduziu a demanda por aço.
A produção de novembro somou 8,7 milhões de toneladas, menor volume desde novembro de 2001, quando o Japão havia produzido 8,1 milhões de toneladas, informou a Federação de Ferro e Aço do Japão.
Siderúrgicas que usam fornos elétricos, que derretem sucata, aumentaram produção em novembro em meio a contínua recuperação no setor de construção civil após o terremoto e tsunami que atingiram o país em março. Mas as principais siderúrgicas do Japão reduziram produção em reação à queda nas exportações.
"Foi em novembro quando os clientes começaram realmente a cortar novos contratos de volumes por causa das enchentes na Tailândia", disse um representante da entidade, acrescentando que o iene forte também estava afetando exportações para a Ásia.
No mês passado, a JFE Steel, quinta maior produtora de aço do mundo, afirmou que planeja produzir 300 mil toneladas menos de aço bruto no trimestre de outubro a dezembro que o originalmente estimado. A empresa se juntou à Nippon Steel e a outras usinas da Ásia que cortaram produção após a rápida deterioração do mercado siderúrgico asiático desde setembro.
O saldo de novembro foi a terceira queda consecutiva na produção na comparação anual, após o recuo de 0,3 por cento em outubro e baixa de 3,8 por cento em setembro.
Na comparação com outubro, a produção caiu 8,3 por cento, mais rápido declínio mês a mês desde fevereiro de 2009. Em base diária, a produção recuou 5,2 por cento sobre outubro.
Nos 11 primeiros meses do ano, a produção de aço bruto do Japão acumula 99,2 milhões de toneladas, baixa de 1,2 por cento sobre o mesmo período de 2010.