Mundo

Produção de aço no Japão em novembro é a menor em 10 anos

A produção de novembro somou 8,7 milhões de toneladas, menor volume desde novembro de 2001, quando o Japão havia produzido 8,1 milhões de toneladas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 10h32.

Tóquio - A produção de aço bruto do Japão em novembro caiu 3,2 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para o menor nível em 10 anos já registrado para o mês, depois que inundações na Tailândia, importante centro para a produção de veículos, reduziu a demanda por aço.

A produção de novembro somou 8,7 milhões de toneladas, menor volume desde novembro de 2001, quando o Japão havia produzido 8,1 milhões de toneladas, informou a Federação de Ferro e Aço do Japão.

Siderúrgicas que usam fornos elétricos, que derretem sucata, aumentaram produção em novembro em meio a contínua recuperação no setor de construção civil após o terremoto e tsunami que atingiram o país em março. Mas as principais siderúrgicas do Japão reduziram produção em reação à queda nas exportações.

"Foi em novembro quando os clientes começaram realmente a cortar novos contratos de volumes por causa das enchentes na Tailândia", disse um representante da entidade, acrescentando que o iene forte também estava afetando exportações para a Ásia.


No mês passado, a JFE Steel, quinta maior produtora de aço do mundo, afirmou que planeja produzir 300 mil toneladas menos de aço bruto no trimestre de outubro a dezembro que o originalmente estimado. A empresa se juntou à Nippon Steel e a outras usinas da Ásia que cortaram produção após a rápida deterioração do mercado siderúrgico asiático desde setembro.

O saldo de novembro foi a terceira queda consecutiva na produção na comparação anual, após o recuo de 0,3 por cento em outubro e baixa de 3,8 por cento em setembro.

Na comparação com outubro, a produção caiu 8,3 por cento, mais rápido declínio mês a mês desde fevereiro de 2009. Em base diária, a produção recuou 5,2 por cento sobre outubro.

Nos 11 primeiros meses do ano, a produção de aço bruto do Japão acumula 99,2 milhões de toneladas, baixa de 1,2 por cento sobre o mesmo período de 2010.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIndústriaJapãoMinériosPaíses ricosSiderurgia e metalurgia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia