Mundo

Produção da Opep cai ao menor volume em mais de 1 ano

Oferta de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo ficou na média em 30,62 milhões de barris por dia

Trabalhador ajusta válvula de um oleoduto na refinaria de Al-Doura, em Bagdá, em abril de 2012 (Mohammed Ameen/Reuters)

Trabalhador ajusta válvula de um oleoduto na refinaria de Al-Doura, em Bagdá, em abril de 2012 (Mohammed Ameen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 10h32.

Londres - A produção de petróleo da Opep caiu em dezembro para seu menor nível em mais de um ano, com as exportações iranianas recuando novamente devido às sanções, a Arábia Saudita cortando a extração e um menor fornecimento do Iraque, mostrou uma pesquisa da Reuters.

A oferta de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ficou na média em 30,62 milhões de barris por dia (bpd), um queda ante a média revisada em novembro, de 30,71 bpd, indicou o levantamento feito com fontes de empresas de petróleo, na Opep e em consultorias.

A produção da Opep está, atualmente, 1,13 milhão de bpd menor ante seu auge de abril de 2012, de 31,75 milhões, antes de a União Europeia implementar um embargo sobre o petróleo iraniano, e com a Arábia Saudita aumentando sua produção na época para reduzir os preços da máxima de um ano, a 128 dólares por barril.

A pesquisa indica que a Arábia Saudita cortou sua produção nos últimos dois meses de 2012 em reposta a uma menor demanda, ajudando a trazer a produção do grupo ao volume mais próximo do que já esteve de sua meta de 30 milhões de barris por dia desde que a estabeleceu há um ano.

Com os preços do petróleo acima dos 100 dólares por barril desejados por Riad, mas com expectativas de uma menor demanda no início de 2013, a Opep não alterou sua meta após uma reunião no mês passado, deixando espaço para ajustes sobre ofertas informais dependendo da demanda.

"A Arábia Saudita ainda tem a chave para realizar mudanças na produção da Opep", disse Carsten Fritsch, analista do Commerzbank, em Frankfurt. "A maioria dos outros países produz perto de seu máximo." A produção total da Opep em dezembro é a menor desde novembro de 2011, quando o grupo também produziu 30,62 milhões de bpd, de acordo com pesquisa da Reuters.

A maior queda na oferta veio do Iraque, exportador mundial de crescimento mais rápido, devido a contratempos técnicos e políticos. O fornecimento caiu para 3,05 milhões de bpd ante 3,20 milhões de barris diários em novembro, mostrou a pesquisa.

O clima desfavorável contribuiu para menores envios do sul do país e no norte, e as exportações de petróleo Kirkuk caíram devido a uma nova disputa sobre pagamentos entre o governo central e a região do Curdistão.

"Os atrasos começaram no final do mês", disse uma fonte de uma empresa que compra petróleo iraquiano, referindo-se às exportações de Kirkuk. "Deve ser a questão sobre o volume curdo não entrando no fluxo."

Acompanhe tudo sobre:EnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleo

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA