Mundo

Procuradoria recorre a veredicto e sentença contra Pistorius

Procuradoria apresentou recurso à sentença e ao veredicto contra o atleta, condenado a cinco anos de prisão pelo homicídio da namorada


	O atleta Oscar Pistorius: Pistorius matou a namorada a tiros em 2013
 (REUTERS/Kim Ludbrook/Pool)

O atleta Oscar Pistorius: Pistorius matou a namorada a tiros em 2013 (REUTERS/Kim Ludbrook/Pool)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 08h03.

Johanesburgo - A procuradoria apresentou nesta terça-feira um recurso à sentença e ao veredicto contra o atleta sul-africano Oscar Pistorius, condenado a cinco anos de prisão pelo homicídio da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, que matou a tiros em fevereiro de 2013.

"Anunciamos que a Autoridade Fiscal Nacional (NPA, sigla em inglês) completou a solicitação de apelação do veredito e da sentença. A apelação do veredito é fundamentada em uma questão legal", disse o porta-voz do Ministério Público, Nathi Mncube em comunicado.

A NPA apresentou o recurso perante o Tribunal Superior de Pretória, onde Pistorius foi julgado desde o dia 3 de março.

A juíza do caso, Thokozile Masipa, aceitou a versão do atleta, segundo a qual ele abriu fogo contra a namorada através da porta do banheiro ao confundí-la com um intruso.

Ela concluiu que o atleta não é culpado de homicídio doloso porque não tinha a intenção de matar a pessoa que estava no vaso sanitário.

Apesar de ter aceitado a versão, Masipa determinou que Pistorius atuou com grande negligência ao disparar contra a ameaça percebida, já que tinha alternativas que evitariam a morte de Steenkamp.

A magistrada vai avaliar se existem fundamentos legais para aceitar o recurso.

Se a apelação for aceita, entre três e cinco juízes julgarão o recurso da procuradoria, que defenderá que o atleta tinha a intenção de matar e que Pistorius merece ser condenado por homicídio doloso, o que daria uma pena mínima de 15 anos de prisão, segundo a imprensa local.

Se Masipa rejeitar o recurso, a procuradoria deverá recorrer à Suprema Corte de Apelação em Bloemfontein, que decidiria se a apelação poderia modificar a pena.

Pistorius foi encaminhado à prisão Kgosi Mampuru II, de Pretória, no dia 21 de outubro.

O atleta, de 27 anos, que tem as duas pernas amputadas devido a um problema genético e corre sobre próteses de carbono, fez história nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 ao se tornar o primeiro atleta a correr com próteses nas Olimpíadas.

Ícone global de superação e coragem, Pistorius caiu em desgraça após matar Steenkamp a tiros na madrugada do dia 14 de fevereiro de 2013 na própria casa, em Pretória.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulAtletasEsportistasOscar Pistorius

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'