Mundo

Pró-russos tomam sede do Ministério do Interior da Ucrânia

Várias dezenas de ativistas, alguns deles com tacos de beisebol, vigiam a entrada da sede do departamento


	Pró-russos balançam bandeira da Rússia em frente ao escritório da polícia em Slaviansk: na sede do governo local de Slaviansk foi içada a bandeira da Rússia
 (REUTERS/Gleb Garanich)

Pró-russos balançam bandeira da Rússia em frente ao escritório da polícia em Slaviansk: na sede do governo local de Slaviansk foi içada a bandeira da Rússia (REUTERS/Gleb Garanich)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2014 às 13h33.

Donetsk - Ativistas pró-russos tomaram neste sábado a sede do Departamento do Ministério do Interior da Ucrânia para a região de Donetsk, no sudeste do país, região de maioria étnica russa.

Sobre o edifício ondeiam as bandeiras da autoproclamada "república popular de Donetsk" e das "milícias populares de Donbass (bacia carvoeira de Donetsk)", comprovou a Agência Efe.

Várias dezenas de ativistas, alguns deles com tacos de beisebol, vigiam a entrada da sede do departamento do Interior, e na frente instalaram um poste fronteiriço russo para marcar simbolicamente o território.

Os policiais que se encontravam nas dependências não só não ofereceram resistência à tomada do edifício, mas inclusive passaram às fileiras dos manifestantes.

A sede do departamento do Interior é o segundo edifício do governo em Donetsk, capital da região homônima, que cai em poder dos ativistas pró-russos, depois de no domingo tomarem a sede do governo regional, que mantêm até hoje.

Os pró-russos também tomaram o controle de três delegacias policiais em cidades da região de Donetsk - Slaviansk, Krasni Liman e Druzhkovka- sem ter havido confrontos entre os manifestantes e as forças da ordem.

A prefeita de Slaviansk, Nelia Shtepa, expressou o apoio do governo local aos ativistas armados que tomaram a delegacia de sua cidade.

"Conheço muitos deles, são gente nossa e exigem a realização de um referendo. Estamos todos de acordo, não posso negar", ressaltou Shtepa.

Na sede do governo local de Slaviansk foi içada a bandeira da Rússia.

Diante da gravidade da situação, o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, destituiu o chefe do Departamento do Serviço de Segurança da Ucrânia para a região de Donetsk, Valeri Ivanov, confirmou hoje o escritório de imprensa do chefe do Estado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrises em empresasEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia