Mundo

Prisão para funcionários de ONGs egípcias e estrangeiras

Um tribunal do Cairo anunciou penas de prisão contra mais de 40 funcionários de ONGs acusados de receber financiamento ilícito


	Homem se apresenta à justiça no Cairo: a sentença determinou ainda o fechamento no Egito dos escritórios das ONGs dos condenados
 (Khaled Desouki/AFP)

Homem se apresenta à justiça no Cairo: a sentença determinou ainda o fechamento no Egito dos escritórios das ONGs dos condenados (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 09h54.

Cairo - Um tribunal do Cairo anunciou nesta terça-feira penas de prisão contra mais de 40 funcionários de organizações não governamentais (ONGs) egípcias e estrangeiras, acusadas de atuar sem autorização e de receber financiamento ilícito.

Dos 43 acusados, 27 foram julgados à revelia e condenados a cinco anos prisão.

Dos 16 presentes, cinco (incluindo um americano) foram condenados a dois anos de prisão com cumprimento efetivo da pena e os outros 11 a um ano de prisão, mas com pena condicional.

A sentença determinou ainda o fechamento no Egito dos escritórios das ONGs dos condenados.

Os acusados foram levados à justiça em 2012, depois que a polícia revistou no Cairo as sedes de várias ONGs, incluindo as americanas National Democratic Institute (NDI), International Republican Institute (IRI) e Freedom House, assim como a fundação alemã Konrad Adenauer.

O caso provocou uma grande tensão entre Estados Unidos e Egito, que na época era governado pelo poder militar de transição.

Praticamente todos os estrangeiros julgados abandonaram o Egito ano passado.

Mas o americano Rober Becker, condenado a dois anos de prisão, decidiu permanecer no Egito em solidariedade aos colegas egípcios.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoJustiçaONGs

Mais de Mundo

Secretário do Comércio dos EUA diz que pausa nas tarifas de smartphones e computadores é temporária

Milei enfrenta primeiro teste de sua 'marca' política em ano eleitoral

Médico da Casa Branca diz que Trump está com 'excelente saúde'

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'