Mundo

Príncipe Friso da Holanda morre após mais de 1 ano em coma

Friso, de 44 anos, sofreu acidente de esqui na Áustria em 2012 e, desde então, não conseguiu recuperar a consciência plenamente

O príncipe da Holanda, Johan Friso: Friso morreu "por complicações que aconteceram como resultado do dano cerebral", segundo comunicado (Michael Kooren//Reuters)

O príncipe da Holanda, Johan Friso: Friso morreu "por complicações que aconteceram como resultado do dano cerebral", segundo comunicado (Michael Kooren//Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 12h22.

Bruxelas - O príncipe Friso da Holanda, conde de Orange-Nassau e irmão do rei Willem-Alexander, morreu nesta segunda-feira no palácio de Huis ten Bosch, em Haia, depois de mais de um ano em coma, informou a Casa Real em comunicado.

Friso, de 44 anos, sofreu um acidente de esqui na cidade austríaca de Lech no dia 17 de fevereiro de 2012 e, desde então, não conseguiu recuperar a consciência plenamente.

"Vossa majestade o rei anuncia com grande pesar que vossa alteza real o príncipe Johan Friso faleceu", diz o breve comunicado assinado pelo rei Willem-Alexander.

"O príncipe Friso morreu por complicações que aconteceram como resultado do dano cerebral causado por falta de oxigênio após seu acidente de esqui no dia 17 de fevereiro de 2012", acrescentou o texto sobre as causas da morte.

Willem-Alexander aproveitou para assinalar que "a família real agradece a todos os que se preocuparam com o príncipe Friso, assim como pelo excelente cuidado que recebeu".

Após ser tratado em uma unidade de terapia intensiva em Innsbruck (Áustria), perto do lugar do acidente, Friso foi transferido para o Hospital Wellington, em Londres, no início de março de 2012.

Em novembro de 2012 o príncipe mostrou sinais de "consciência mínima", mas, desde então, não houve evolução em seu quadro clínico.


Em julho de 2013, Friso foi transferido para o palácio de Huis ten Bosch, uma das residências oficiais da monarquia holandesa, onde morreu nesta segunda-feira.

Friso era o segundo na linha sucessória até o seu casamento com Mabel Martine Wisse Smit. De acordo com a lei holandesa, o casamento de um membro da família real que envolve a sucessão deve ser submetido à aprovação do Parlamento, o que não aconteceu e Friso perdeu o direito de ser rei.

O príncipe morreu sem saber que sua mãe abdicou no dia 1º de maio em favor de seu irmão Willem-Alexander e sua esposa Máxima como reis dos Países Baixos.

Friso nasceu em 25 de setembro de 1968 em Utrecht (Holanda) e se casou em 2004 com Mabel, com quem teve duas filhas, Luana e Zaria, de 8 e 7 anos, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaEuropaHolandaMortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia