Mundo

Principal usina elétrica de Gaza para atividades

Por falta de combustível, a principal usina de eletricidade da Faixa de Gaza parou nesta sexta


	Vista de Gaza: a única usina que fornece luz a amplas áreas da faixa desligou suas turbinas no começo da manhã, segundo vice-presidente da Autoridade Energética
 (Getty Images)

Vista de Gaza: a única usina que fornece luz a amplas áreas da faixa desligou suas turbinas no começo da manhã, segundo vice-presidente da Autoridade Energética (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 12h29.

Faixa de Gaza - A principal usina de eletricidade da Faixa de Gaza parou nesta sexta-feira sua atividade devido à severa falta de combustível para seu normal funcionamento, informou um funcionário da Autoridade Palestina de Energia.

Fathi Sheikh Khalil, vice-presidente da Autoridade Energética, declarou à imprensa que a única usina que fornece luz a amplas áreas da faixa desligou suas turbinas no começo da manhã.

"Todas as tentativas por comprar diesel industrial barato a fim de manter em funcionamento a usina fracassaram", declarou o funcionário, antes de explicar que a estação consumiu nos últimos dias o combustível armazenado.

A Faixa de Gaza, onde vivem 1,7 milhão de pessoas, obtém eletricidade de diferentes provedores; Israel, Egito e da única usina que produz o bem e fica no centro do território palestino litorâneo.

A companhia que opera a unidade com sede em Gaza obtinha de Israel um diesel industrial especial com o qual operava.

Khalil revelou, no entanto, que a razão da suspensão da atividade foi um desacordo em torno dos preços e dos impostos a pagar pelo diesel entre a Autoridade Nacional Palestina (ANP) - que governa a Cisjordânia -, e as companhias de combustível israelenses que abastecem a usina de Gaza.

O território litorâneo requer cerca de 300 megawatts para não ter blecautes diários, embora só consiga 120 megawatts de Israel, 20 do Egito e 70 da usina de Gaza.

"A cada dia ficamos oito horas sem luz, e agora, depois que a usina parou, a falta de eletricidade durará 12 horas por dia", previu Sheikh Khalil.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaEletricidade

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky