Mundo

Primeiros peshmergas chegam a Kobane para luta contra o EI

grupo formado por dez peshmergas entrou pela primeira vez em Kobane através da Turquia, para ajudar na luta contra o Estado Islâmico

Comboio peshmerga anda por estrada para a fronteira entre Turquia e Síria (Stringer/Reuters)

Comboio peshmerga anda por estrada para a fronteira entre Turquia e Síria (Stringer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2014 às 08h40.

Beirute - Um grupo formado por dez peshmergas entrou pela primeira vez nesta quinta-feira no enclave curdo sírio de Kobane através da Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, a expectativa é que nas próximas horas cheguem à cidade assediada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) os 140 peshmergas restantes, que aguardam no lado turco da fronteira.

O vice-ministro de Relações Exteriores do governo local autônomo de Kobane, Idris Nuaman, não pôde confirmar a informação, mas afirmou à Agência Efe que "é possível que alguns peshmergas tenham entrado, mas a maior parte da força ainda está na Turquia".

O ativista Mustafa Bali denunciou que o deslocamento dos soldados curdo iraquianos está atrasado devido a impedimentos impostos pelas autoridades turcas.

De Kobane, Bali disse à Efe que a maioria dos peshmergas estão presos pelos turcos em um armazém, próximo à fronteira, onde não é permitido entrar nem sair.

Os 150 membros das forças curdo iraquianas chegaram na noite de terça-feira à Turquia para continuar o percurso rumo a Kobane, já que a população está cercada por todos os lados, menos pelo norte, na fronteira com a Turquia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaIslamismoSíriaTurquia

Mais de Mundo

Trump prepara recorde de decretos para seu novo governo

Lula deve ir à cerimônia de posse de Donald Trump nos EUA?

Milhares protestam contra Donald Trump em Washington

Dez momentos-chave da guerra em Gaza desde o ataque do Hamas a Israel em 2023