Mundo

Primeiros mísseis da Otan estão prontos na fronteira síria

Ao todo, Otan terá seis baterias de mísseis para ajuda a proteger a fronteira da Turquia contra possíveis ataques vindos da Síria


	Otan: para organização, quando operacionais, mísseis irão ajudar a proteger milhões de turcos
 (©AFP / Jean-Christophe Verhaegen)

Otan: para organização, quando operacionais, mísseis irão ajudar a proteger milhões de turcos (©AFP / Jean-Christophe Verhaegen)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2013 às 13h37.

A primeira das seis baterias de mísseis Patriot mobilizadas pela Otan na Turquia para proteger sua fronteira com a Síria de possíveis ataques foi declarada operacional neste sábado, afirmou a Aliança Atlântica em um comunicado.

Esta bateria, colocada à disposição da Otan pela Holanda, "ajudará a proteger a cidade e a população de Adana (sudeste) frente às ameaças (de disparos) de mísseis", afirmou o quartel-general das forças da Otan na Europa (Shape).

"As outras cinco baterias de Patriot estarão mobilizadas e serão declaradas operacionais nos próximos dias', acrescenta o comunicado.

A Otan afirma que quando o dispositivo estiver completamente operacional, poderá fornecer proteção a "3,5 milhões de turcos".

Em virtude de uma decisão tomada em dezembro pela Otan, Alemanha, Holanda e Estados Unidos instalarão na Turquia duas unidades de Patriot e mobilizarão até 350 soldados cada um. A missão da Aliança Atlântica está programada para durar um ano.

Os mísseis terra-ar Patriot Pac-3 podem destruir em voo mísseis balísticos táticos, mísseis de cruzeiro ou aviões.

A Turquia solicitou sua mobilização após uma série de disparos de obuses sírios em direção às localidades turcas próximas à fronteira.

Tanto as autoridades turcas quanto as da Aliança Atlântica insistiram em várias ocasiões no caráter puramente defensivo desta mobilização, criticada pelo regime do presidente sírio Bashar al-Assad e pela Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanSíriaTurquia

Mais de Mundo

Ataque da Rússia com mísseis deixa ao menos 20 mortos na Ucrânia

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave