Mundo

Primeiro-ministro russo se reúne em Havana com Fidel Castro

Segundo a imprensa oficial, Medvedev conversou com o ex-presidente cubano sobre os novos acordos assinados entre ambos os países e diversos temas internacionais


	Medvedev (D) e o presidente cubano Raul Castro em Havana: o primeiro-ministro russo chegou na quinta-feira em visita oficial a Cuba
 (AFP / Adalberto Roque)

Medvedev (D) e o presidente cubano Raul Castro em Havana: o primeiro-ministro russo chegou na quinta-feira em visita oficial a Cuba (AFP / Adalberto Roque)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 12h20.

Havana - O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, se reuniu na noite da quinta-feira, em Havana, com o ex-presidente cubano Fidel Castro, com quem conversou sobre os novos acordos assinados entre ambos os países e diversos temas internacionais, informam nesta sexta-feira meios de imprensa oficiais.

Em um ambiente "fraternal e amistoso" segundo o jornal "Granma", oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC), Fidel Castro e Medvedev conversaram sobre a atualidade das relações internacionais, a situação alimentícia mundial e a "dramática ameaça" da mudança climática.

De acordo com a nota do "Granma", se trata da segunda vez que o líder da Revolução cubana se encontra com Medvedev, que anteriormente visitou a ilha em 2008.

O primeiro-ministro russo chegou na quinta-feira em visita oficial a Cuba, onde se reuniu com o presidente Raúl Castro, com quem tratou do interesse de continuar aprofundando os vínculos em matéria de investimentos, comércio e em esferas como turismo, saúde, educação, ciência e cultura.

Os Governos russo e cubano assinaram, além disso, dez novos convênios para impulsionar a cooperação bilateral em áreas como a regularização da dívida da ilha com o país europeu, pelos créditos outorgados no período da extinta União Soviética.

O resto dos convênios abrangem as áreas da aeronáutica, a prospecção e utilização do espaço ultraterrestre para fins pacíficos, alfândegas, educação, medicina nuclear, instalações imobiliárias de suas embaixadas, meio ambiente e arquivos nacionais.

Em seu segundo dia no país caribenho, o primeiro-ministro russo visitará hoje em Havana o Mausoléu dedicado ao Soldado Internacionalista Soviético, onde colocará uma oferenda floral. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaEuropaRússiaCubaDiplomacia

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro