Mundo

Premiê da Ucrânia renuncia após gravação insinuar crítica ao presidente

O primeiro-ministro nega ter criticado o presidente e alega ter se afastado do cargo para "eliminar qualquer dúvida" sobre a confiança de Zelenski

Ucrânia: em áudio comprometedor, Honcharuk diz que o presidente é "total profano em economia" (Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Ucrânia: em áudio comprometedor, Honcharuk diz que o presidente é "total profano em economia" (Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 09h48.

Última atualização em 17 de janeiro de 2020 às 11h10.

Kiev — O primeiro-ministro da Ucrânia, Alexei Honcharuk, apresentou nesta sexta-feira sua renúncia ao presidente Vladimir Zelenski após a publicação de um áudio em que várias vozes, uma das quais supostamente dele, criticam a administração do mandatário.

Goncharuk, de 35 anos, postou uma carta aberta em sua página no Facebook, na qual se dissociou desses eventos, elogiou a gestão do presidente ucraniano e afirmou que já havia entregue o pedido de renúncia.

"Vim para o cargo com o objetivo de executar o programa do presidente. Ele é um exemplo de transparência e honestidade para mim. No entanto, para eliminar qualquer dúvida sobre nosso respeito e confiança no presidente, escrevi uma solicitação de renúncia e apresentei ao presidente com direito de trazê-lo ao Parlamento", afirmou.

O primeiro-ministro, que estava no cargo desde agosto do ano passado, disse que o áudio comprometedor foi "manipulado" e procura "artificialmente" criar a ideia de que sua equipe não respeita o presidente, a quem descreveu como "um homem em quem os ucranianos depositam confiança sem precedentes".

Goncharuk afirmou que Zelenski "tem todo o direito de avaliar a eficácia de cada membro de sua equipe, responsável por promover as mudanças que o país precisa".

Nas gravações, divulgadas esta semana no YouTube, vozes semelhantes às do premier, da diretora-adjunta do Banco Nacional da Ucrânia, Ekaterina Rozhkova, e da Ministra das Finanças, Oksana Markarova, que podem ser ouvindo discutindo a política econômica e questionando as capacidades do presidente.

A voz que se assemelha à voz de Goncharuk afirma em um determinado momento que o chefe de Estado ucraniano é um "total profano em economia".

Após as gravações terem sido tornadas públicas, vários deputados exigiram a renúncia de Goncharuk, que se defendeu dissociando-se do áudio e afirmando que continuaria com o seu trabalho.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia