Mundo

Primeiro ministro da Ucrânia diz que Rússia é terrorista

Para Arseny Yatseniuk, Rússia é a único responsável pelo conflito no leste ucraniano


	Arseny Yatseniuk: "Rússia é um Estado agressor e terá de arcar com a responsabilidade sob a lei"
 (Andrew Kravchenko/Reuters)

Arseny Yatseniuk: "Rússia é um Estado agressor e terá de arcar com a responsabilidade sob a lei" (Andrew Kravchenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 08h52.

Kiev - O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, qualificou nesta quarta-feira a Rússia como "Estado terrorista" que é o único responsável pelo conflito no leste ucraniano e reafirmou o desejo do governo de unir o país à Otan.

Usando a retórica dura na véspera de uma cúpula da Otan no País de Gales, na Grã-Bretanha, Yatseniuk disse: "A Rússia é um Estado terrorista, é um Estado agressor e terá de arcar com a responsabilidade sob a lei internacional." "Quanto à Otan, considero que a decisão mais correta seria aceitar a Ucrânia como um membro da Otan", acrescentou, repetindo um apelo que fez na semana passada.

Yatseniuk também declarou durante uma sessão de gabinete televisionada que a Ucrânia tinha adotado um projeto de uma "parede" com o objetivo de erguer uma "autêntica fronteira de Estado" entre a Ucrânia e a Rússia. Ele não deu mais detalhes.

Desde o colapso da União Soviética, a longa fronteira entre os dois países tem sido, em grande parte porosa - fato que, segundo o governo ucraniano, permitiu que combatentes e armas passassem livremente da Rússia para o seu território.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaTerrorismoUcrânia

Mais de Mundo

China considera como "especulações" relatos sobre investigação contra ministro da Defesa

Trump escolhe Kevin Hassett para liderar Conselho Econômico Nacional

Conflito entre Israel e Hezbollah deixa mais de 3,8 mil mortos e 1,3 milhão de deslocados no Líbano

Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah no Líbano entra em vigor; entenda