Mundo

Primeiro-ministro da Malásia dissolve parlamento

Ao mesmo tempo serão dissolvidas as assembleias legislativas dos estados que compõem a Federação da Malásia


	O primeiro-ministro Najib Razak anunciou nesta quarta-feira a dissolução do parlamento federal e convocou eleições para o fim deste mês
 (REUTERS/Bazuki Muhammad)

O primeiro-ministro Najib Razak anunciou nesta quarta-feira a dissolução do parlamento federal e convocou eleições para o fim deste mês (REUTERS/Bazuki Muhammad)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2013 às 07h58.

Bangcoc - O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciou nesta quarta-feira a dissolução do parlamento federal e convocou eleições para o fim deste mês.

O anúncio foi feito pelo chefe do Governo por meio da rede de televisão estatal após se reunir com seus ministros por mais de duas horas e receber autorização do monarca.

Najib Razak, líder da Organização Nacional para a Unidade da Malásia (UNMO), espinha dorsal da coalizão Frente Nacional, não revelou a data do pleito, mas analistas políticos locais acreditam que ele será realizado em 20 ou 27 de abril.

A data definitiva será anunciada pela Comissão Eleitoral durante esta semana, segundo o primeiro-ministro em sua breve mensagem dirigida à nação.

A principal adversária política da aliança governista é a coalizão formada por três partidos da oposição e liderada pelo ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim

Ao mesmo tempo serão dissolvidas as assembleias legislativas dos estados que compõem a Federação da Malásia.

No país asiático, as últimas eleições legislativas foram realizadas em maio de 2008, e nas próximas a aliança governista e a coalizão opositora disputarão 222 cadeiras do parlamento federal e 555 assentos nas diferentes assembleias legislativas dos estados.

Acompanhe tudo sobre:GovernoMalásia

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha