Mundo

Primeiro-ministro australiano elogia "moderação" da Turquia

Após discurso inflamado contra australianos e neozelandeses, líder turco baixou o tom das críticas à islamofobia

Scot Morrison: premiê considerou que um artigo publicado Erdogan foi uma saída para a crise diplomática (David Gray/Reuters)

Scot Morrison: premiê considerou que um artigo publicado Erdogan foi uma saída para a crise diplomática (David Gray/Reuters)

A

AFP

Publicado em 21 de março de 2019 às 09h16.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, que havia criticado duramente as declarações do presidente turco sobre o massacre em Christchurch, considera que Recep Tayyip Erdogan mostrou, em seguida, uma certa "moderação".

As declarações de Erdogan sobre o atentado cometido por um australiano na cidade da Nova Zelândia provocaram polêmica e um início de crise diplomática entre os três países. Morrison, no entanto, elogiou um artigo do presidente turco publicado recentemente.

"Aconteceram avanços nesta questão e observamos uma moderação nas opiniões do presidente", declarou o primeiro-ministro australiano, em referência a um artigo publicado no jornal Washington Post.

Erdogan, que está em campanha para as eleições locais, considerou os atentados na Nova Zelândia, que mataram 50 pessoas, como um ataque à Turquia e ao islã e advertiu os antimuçulmanos deste país que sofreriam o mesmo destino que os soldados na batalha de Gallipoli.

Na batalha de Gallipoli, que aconteceu na I Guerra Mundial, os otomanos provocaram uma violenta derrota a uma força aliada integrada basicamente por australianos (que perderam 8.000 homens) e neozelandeses.

Em seu artigo no jornal Washington Post, Erdogan não repetiu as declarações, mas acusou os países ocidentais de silêncio diante da islamofobia.

Morrison considerou o texto uma saída para a crise diplomática.

O primeiro-ministro australiano havia chamado na quarta-feira de "insensatas", "infames" e "muito ofensivas" as primeiras declarações de Erdogan. Ele pediu a retirada das afirmações e alertou que todas as opções estavam sobre a mesa no que diz respeito às relações entre Austrália e Turquia.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado