Mundo

Primeiro-ministro australiano declara vitória do Partido Trabalhista nas eleições

"Australianos escolheram enfrentar os desafios globais do jeito australiano, cuidando uns dos outros e construindo o futuro", disse Anthony Albanese

O primeiro-ministro Anthony Albanese discursa enquanto seus apoiadores comemoram a vitória do Partido Trabalhista nas eleições federais (EFE/EPA/Dean Lewis /EFE)

O primeiro-ministro Anthony Albanese discursa enquanto seus apoiadores comemoram a vitória do Partido Trabalhista nas eleições federais (EFE/EPA/Dean Lewis /EFE)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 3 de maio de 2025 às 10h04.

Sydney, 3 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, o trabalhista Anthony Albanese, proclamou a vitória de seu partido nas eleições gerais realizadas neste sábado e disse que está "a caminho de formar um governo com maioria absoluta", embora a apuração dos votos ainda não tenha terminado.

"Os australianos escolheram enfrentar os desafios globais do jeito australiano, cuidando uns dos outros e construindo o futuro. Os australianos elegeram um governo trabalhista majoritário", disse emocionado durante um discurso em Marrickville, a oeste de Sydney.

Com pouco mais de 40% dos votos contados, o Partido Trabalhista garantiu 66 assentos, enquanto a coalizão conservadora Liberal-Nacional garantiu 22 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados.

Segundo projeções da emissora pública "ABC", o Partido Trabalhista de Albanese conquistaria 86 cadeiras, bem acima da maioria absoluta de 76. EFE

Acompanhe tudo sobre:Austrália

Mais de Mundo

Presidente do Senado rompe com Morales e lança candidatura na Bolívia

Sheinbaum diz que rejeitou oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México

Partido no poder tem vitória ampla em Singapura

Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa