Mundo

Primeiro-ministro australiano declara vitória do Partido Trabalhista nas eleições

"Australianos escolheram enfrentar os desafios globais do jeito australiano, cuidando uns dos outros e construindo o futuro", disse Anthony Albanese

O primeiro-ministro Anthony Albanese discursa enquanto seus apoiadores comemoram a vitória do Partido Trabalhista nas eleições federais (EFE/EPA/Dean Lewis /EFE)

O primeiro-ministro Anthony Albanese discursa enquanto seus apoiadores comemoram a vitória do Partido Trabalhista nas eleições federais (EFE/EPA/Dean Lewis /EFE)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 3 de maio de 2025 às 10h04.

Sydney, 3 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, o trabalhista Anthony Albanese, proclamou a vitória de seu partido nas eleições gerais realizadas neste sábado e disse que está "a caminho de formar um governo com maioria absoluta", embora a apuração dos votos ainda não tenha terminado.

"Os australianos escolheram enfrentar os desafios globais do jeito australiano, cuidando uns dos outros e construindo o futuro. Os australianos elegeram um governo trabalhista majoritário", disse emocionado durante um discurso em Marrickville, a oeste de Sydney.

Com pouco mais de 40% dos votos contados, o Partido Trabalhista garantiu 66 assentos, enquanto a coalizão conservadora Liberal-Nacional garantiu 22 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados.

Segundo projeções da emissora pública "ABC", o Partido Trabalhista de Albanese conquistaria 86 cadeiras, bem acima da maioria absoluta de 76. EFE

Acompanhe tudo sobre:Austrália

Mais de Mundo

União Europeia prorroga suspensão de tarifas de represália contra EUA

Trabalhador rural é primeira pessoa a morrer em operação anti-imigração de Trump

Do vinho à aeronáutica, como as tarifas de 30% de Trump ameaçam a Europa?

Entre arroz e big techs: os desafios para as negociações das tarifas de Trump