Agência de Notícias
Publicado em 24 de abril de 2025 às 17h08.
Última atualização em 24 de abril de 2025 às 17h17.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse nesta quinta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está usando a guerra comercial que lançou contra o Canadá para "quebrar" o país e controlá-lo.
"O presidente Trump, os americanos, querem nos quebrar para que possam ser nossos senhores. Não se trata apenas de palavras. É o que está em jogo", comentou Carney, na cidade canadense de Coquitlam, durante um comício eleitoral e em resposta a perguntas da imprensa.
Carney acrescentou que os comentários de Trump feitos na quarta-feira, reiterando seu interesse em anexar o Canadá, "ressaltam a importância da escolha que os canadenses terão de fazer na segunda-feira", quando serão realizadas eleições federais no país.
O líder do governista Partido Liberal comentou que os eleitores precisam decidir "quem enfrentará Trump, quem construirá um Canadá forte e quem tem a experiência para fazer isso".
"Essa é a escolha crucial que os canadenses têm que fazer", analisou.
Em 28 de março, Carney e Trump tiveram uma conversa por telefone, a única vez que os dois líderes se falaram, na qual concordaram que, após as eleições canadenses de 28 de abril, os dois países negociarão uma nova relação econômica e de segurança.
De acordo com o governo canadense, as negociações começarão imediatamente em maio.
Canadá e EUA são parceiros, juntamente com o México, de um acordo de livre-comércio. Mas Trump impôs tarifas sobre vários setores da economia canadense que provocaram retaliação do Canadá, iniciando uma guerra comercial entre os dois parceiros.