Mundo

Primeiro candidato democrata abandona corrida à Casa Branca

Eric Swalwell anunciou a renúncia à indicação de seu partido para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020

Eric Swalwell: democrata deixou a corrida presidencial (Mike Segar/Reuters)

Eric Swalwell: democrata deixou a corrida presidencial (Mike Segar/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de julho de 2019 às 21h33.

O congressista Eric Swalwell se tornou o primeiro candidato a abandonar a corrida do Partido Democrata à Casa Branca nesta segunda-feira (8), após anunciar a renúncia à indicação de seu partido para as eleições presidenciais em 2020.

Swalwell, um californiano de 38 anos, nunca conseguiu superar mais de 1% de apoio nas pesquisas de opinião, segundo a Real Clear Politics. No entanto, recebeu um impulso sutil nos debates do partido, entre 26 e 27 de junho, quando criticou o ex-vice-presidente Joe Biden, que lidera a corrida democrata, por não "passar o bastão" para uma nova geração política.

"Hoje termina nossa campanha presidencial. Mas é o começo de uma oportunidade no Congresso, com uma nova perspectiva moldada pelas vidas que tocaram a minha e nossa campanha ao longo destes últimos meses", disse Swalwell, que também anunciou que tinha decidido se candidatar à reeleição na Câmara de Representantes.

Sua saída deixa ainda mais de 20 candidatos da corrida por ser o eleito do partido para enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições de novembro de 2020.

Biden continua liderando a corrida, mas depois dos debates, seu apoio diminuiu de 32% para 26%, segundo a Real Clear Politics.

Por outro lado, a senadora da Califórnia Kamala Harris subiu para o segundo lugar após confrontar Biden sobre temas raciais.

Harris saltou de 7% para 15,2%, enquanto o esquerdista de 77 anos Bernie Sanders, antes no segundo lugar, caiu para 14%.

Em quarto lugar ficou a senadora Elizabeth Warren, que aumentou de forma constante seu apoio durante o último mês, até chegar a 13,8%.

Warren, que também teve um desempenho sólido no debate, anunciou nesta segunda que sua campanha presidencial havia arrecadado 19,1 milhões de dólares no segundo trimestre.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições americanasEstados brasileiros

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado