Mundo

Primeira congregação de cardeais se reunirá na segunda-feira

A Igreja Católica entrou em período de Sé Vacante e já amanhã, sexta-feira, o cardeal decano, Angelo Sodano, começará a convocar os cardeais para preparar o Conclave


	Papa se despede dos cardeais: a partir da realização da primeira congregação de cardeais, já se poderá anunciar a data do Conclave.
 (AFP)

Papa se despede dos cardeais: a partir da realização da primeira congregação de cardeais, já se poderá anunciar a data do Conclave. (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 17h28.

Cidade do Vaticano - A primeira congregação de cardeais preparatória do Conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI acontecerá na próxima segunda-feira, anunciou nesta quinta-feira o cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe.

O cardeal fez o anúncio durante a adoração eucarística na Catedral de Nápoles, celebrada para despedir-se de Bento XVI, que desde as 20h de hoje (16h de Brasília) deixou de ser papa.

A Igreja Católica entrou em período de Sé Vacante e já amanhã, sexta-feira, o cardeal decano, Angelo Sodano, começará a convocar os cardeais para preparar o Conclave e participar das congregações preparatórias.

A partir da realização da primeira congregação de cardeais, já se poderá anunciar a data do Conclave, segundo explicou o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.

A normativa vaticana estabelece que o Conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois do início da Sé Vacante, com o objetivo de permitir a todos os cardeais do mundo comparecer a Roma.

Porém, já que muitos cardeais viajaram para Roma para acompanhar Bento XVI em seus últimos dias de pontificado, o papa publicou um documento que mantinha essas datas, mas abria a porta para antecipá-las. 

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA