Mundo

Presidentes da Rússia e da África do Sul discutem acordo de grãos antes de cúpula do Brics

Pacto estabelece a livre circulação de produtos como trigo e milho pelo Mar Negro, apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia

Putin: presidente russo conversou com Cyril Ramaphosa, presidentes da Rússia e da África do Sul, via chamada telefônica (AFP/AFP)

Putin: presidente russo conversou com Cyril Ramaphosa, presidentes da Rússia e da África do Sul, via chamada telefônica (AFP/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 15 de julho de 2023 às 16h15.

Vladimir Putin e Cyril Ramaphosa, presidentes da Rússia e da África do Sul, respectivamente, discutiram neste sábado, 15, o acordo de grãos em chamada telefônica. O pacto estabelece a livre circulação de produtos como trigo e milho pelo Mar Negro, apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia. No entanto, prestes a expirar na segunda-feira, 17, autoridades russas indicam que não pretendem renovar o acordo intermediado pela Turquia.

Os líderes não deram detalhes sobre a conversa, mas o porta-voz de Ramaphosa, Vincent Magwenya, informou via Twitter que "as discussões giraram em torno da Missão de Paz dos Líderes Africanos e da necessidade de uma solução permanente e sustentável para o movimento de grãos da Rússia e da Ucrânia para os mercados internacionais"escreveu.

De acordo com a comunicação da presidência russa, Putin enfatizou na conversa que as obrigações previstas para remover obstáculos à exportação de alimentos e fertilizantes russos não foram cumpridas. "Além disso, o principal objetivo do acordo, que é fornecer grãos a países necessitados, incluindo aqueles no continente africano, não foi implementado", informa a nota.

Acordo de grãos no Mar Negro

Mais cedo, o presidente sul-africano conversou com o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, sobre as negociações em andamento entre a Rússia e a ONU sobre o acordo de grãos no Mar Negro. Em nota, a comunicação da presidência destaca que Ramaphosa também teve uma discussão telefônica com o presidente ucraniano Volodimir Zelenski na quinta-feira.

Na conversa, Putin e Ramaphosa concordaram em realizar uma reunião separada durante a cúpula do Brics, que reúne ainda Brasil, Índia e China, para uma discussão detalhada sobre a agenda bilateral e internacional. O evento está programado para ocorrer entre 22 e 24 de agosto em Joanesburgo, na África do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinRússiaUcrâniaÁfrica do SulBrics

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'