Mundo

Presidente venezuelano felicita Fidel Castro por aniversário

"Feliz aniversário para um homem que é Povo, que é consciência da Humanidade, que a História absolveu, Fidel", escreveu Maduro no Twitter


	Fidel Castro em Havana: líder completa 87 anos distante dos holofotes
 (AFP)

Fidel Castro em Havana: líder completa 87 anos distante dos holofotes (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2013 às 20h41.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitou nesta terça-feira o líder cubano Fidel Castro por seu aniversário de 87 anos, a quem descreveu como "um homem do povo a quem a história absolveu".

"Feliz aniversário para um homem que é Povo, que é consciência da Humanidade, que a História absolveu, Fidel", escreveu o mandatário em sua conta na rede social Twitter.

Maduro também postou duas fotos de Fidel ao lado do ex-presidente Hugo Chávez, que morreu no dia 5 de março, vítima de câncer, e outra imagem com a legenda: "Feliz aniversário comandante".

"Sempre juntos vendo o futuro e avançando na dignidade e na Independência de nossa América, 87 anos de Luz", acrescentou em outra mensagem, referindo-se à aliança entre o líder e Chávez, que considerava o ex-presidente cubano como seu confidente e pai político.

Fidel Castro acompanhou Chávez e sua família durante os momentos mais críticos do câncer e os diversos tratamentos aos quais foi submetido em Havana.

Uma das filhas de Chávez, María Gabriela, também felicitou o líder: "Feliz aniversário, gigante do tempo. Obrigado por tanto exemplo, obrigado camarada mestre. Obrigado", escreveu em sua conta no Twitter.

A rede de televisão oficial venezuelana VTV divulgou mensagens de felicitação a Fidel e transmitiu uma das entrevistas que ele concedeu ao jornalista franco-espanhol Ignacio Ramonet, que fazem parte de seu livro "Cem horas com Fidel".

O líder completa 87 anos distante dos holofotes. Em Havana, não houve atos oficiais para celebrar o aniversário do ícone da esquerda latino-americana.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaNicolás MaduroPolíticos

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana