Mundo

Presidente ucraniano discursará no Congresso dos EUA

O discurso transmitido ao vivo de Zelensky no Capitólio estará entre os mais importantes em uma estratégia única e muito pública em sua luta

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. (Anna Moneymaker/Getty Images)

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. (Anna Moneymaker/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de março de 2022 às 21h11.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursará no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 16, enquanto ele usa os grandes órgãos legislativos do Ocidente como um palco global para orquestrar apoio contra a invasão da Rússia. O discurso transmitido ao vivo de Zelensky no Capitólio estará entre os mais importantes em uma estratégia única e muito pública em sua luta.

Quando Zelensky for transmitido, seu discurso pode muito provavelmente colocá-lo em desacordo com o presidente Joe Biden, que não aceitou fornecer uma zona de exclusão aérea ou facilitar a transferência de aviões militares da vizinha Polônia, o que Zelenksy vem pedindo desde o início da guerra.

Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

O ucraniano quer que o Ocidente "feche o céu" - um grito de guerra agora na cultura pop - para evitar os ataques aéreos russos que estão devastando seu país. Embora Zelensky e Biden falem quase diariamente por telefone, o presidente ucraniano encontrará um público potencialmente mais receptivo no Congresso.

A próxima parada de Zelensky pode ser a Espanha. Nesta terça-feira, o presidente do Câmara dos Deputados da Espanha convidou o presidente ucraniano a se dirigir aos legisladores espanhóis por meio de videolink.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)RússiaUcrâniaVladimir PutinJoe Biden

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro