Mundo

Presidente turco abre as portas para 'nova era' nas relações com Grécia

As relações entre Grécia e Turquia, rivais históricos mas parceiros na Otan, registram  inúmeras tensões

As divergências foram reavivadas pelas tentativas da Turquia de explorar jazidas de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental (AFP/AFP)

As divergências foram reavivadas pelas tentativas da Turquia de explorar jazidas de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 09h29.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou nesta quinta-feira, 7, durante uma visita a Atenas, seu desejo de iniciar "uma nova era" nas relações de seu país com a Grécia, após anos de atrito entre esses vizinhos e rivais históricos. 

"Estou convencido de que a reunião de cooperação estratégica entre Turquia e Grécia (hoje, em Atenas) conduzirá a uma nova era que ganhará em potência", afirmou o chefe de Estado turco, dirigindo-se à presidente grega, Katerina Sakellaropoulou.

"Acho que o otimismo será muito mais benéfico para o futuro", acrescentou Erdogan em sua primeira visita à capital grega desde 2017, após anos de tensões em torno da delimitação da plataforma continental das ilhas gregas no Mar Egeu, as zonas de exploração marítima e o caso migratório.

"Não ameaçamos você, se você não nos ameaçar"

Na sequência, o líder turco se reuniu com o primeiro-ministro grego, seu "amigo Kyriakos" Mitsotakis.

"Não ameaçamos você, se você não nos ameaçar", disse-em uma longa entrevista em um dos principais jornais gregos, o "Kathimerini".

As relações entre Grécia e Turquia, rivais históricos mas parceiros na Otan, registram  inúmeras tensões. As divergências foram reavivadas pelas tentativas da Turquia de explorar jazidas de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental.

Em 2022, Erdogan acusou a Grécia, membro da União Europeia, de "ocupar" as ilhas do Mar Egeu, lançando uma ameaça clara: "podemos chegar, de repente, uma noite".

Mas os dois países, que compartilham uma história comum de vários séculos, fizeram uma reaproximação após o terrível terremoto que atingiu o sul da Turquia em fevereiro e que deixou pelo menos 50.000 mortos.

Acompanhe tudo sobre:TurquiaGrécia

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar