Mundo

Presidente sul-coreano felicita Ban Ki-moon por reeleição à frente da ONU

O secretário-geral reeleito foi ministro das Relações Exteriores sul-coreano entre 2004 e 2006, durante o Governo do falecido presidente Roh Moo-hyun

Presidente sul-coreano também enviou uma carta aos líderes dos 15 países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para agradecer por sua postura a favor de Ban (Mario Tama/Getty Images)

Presidente sul-coreano também enviou uma carta aos líderes dos 15 países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para agradecer por sua postura a favor de Ban (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 06h06.

Seul - O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, felicitou nesta quarta-feira seu compatriota Ban Ki-moon por sua reeleição como secretário-geral da ONU e destacou o grande apoio que recebeu de países ricos e em desenvolvimento, informou a agência "Yonhap".

Segundo o porta-voz presidencial, Lee falou com Ban por telefone para transmitir suas felicitações e expressar o orgulho pelo fato de um ex-ministro das Relações Exteriores sul-coreano ter obtido o apoio do mundo por seu trabalho de liderança.

Ban Ki-moon foi ministro das Relações Exteriores sul-coreano entre 2004 e 2006, durante o Governo do falecido presidente Roh Moo-hyun.

"Este é o resultado da opinião positiva de pessoas de todo o mundo sobre a diligência e a atitude humilde do secretário-geral Ban", indicou Lee, citado por seu porta-voz.

"É um orgulho que líderes, não só dos países avançados, mas também daqueles em desenvolvimento, tenham expressado seu apoio ativo", indicou o presidente sul-coreano, que assegurou que todos os sul-coreanos se sentem alegres por sua reeleição à frente do organismo.

Lee também enviou uma carta aos líderes dos 15 países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para agradecer por sua postura a favor de Ban, de 67 anos.

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta terça-feira por aclamação uma resolução pela qual Ban seguirá à frente da organização para mais um mandato, de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaONUCoreia do Sul

Mais de Mundo

Novos drones são avistados sobre a maior base militar da Dinamarca

EUA revoga visto de presidente da Colômbia por atos 'incendiários' durante protestos em Nova York

França retoma julgamento da Air France e da Airbus pelo acidente do voo Rio-Paris em 2009

Simpatia entre Lula e Trump não será determinante nas relações entre os países, diz Sérgio Fausto