Mundo

Presidente sul-coreano felicita Ban Ki-moon por reeleição à frente da ONU

O secretário-geral reeleito foi ministro das Relações Exteriores sul-coreano entre 2004 e 2006, durante o Governo do falecido presidente Roh Moo-hyun

Presidente sul-coreano também enviou uma carta aos líderes dos 15 países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para agradecer por sua postura a favor de Ban (Mario Tama/Getty Images)

Presidente sul-coreano também enviou uma carta aos líderes dos 15 países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para agradecer por sua postura a favor de Ban (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 06h06.

Seul - O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, felicitou nesta quarta-feira seu compatriota Ban Ki-moon por sua reeleição como secretário-geral da ONU e destacou o grande apoio que recebeu de países ricos e em desenvolvimento, informou a agência "Yonhap".

Segundo o porta-voz presidencial, Lee falou com Ban por telefone para transmitir suas felicitações e expressar o orgulho pelo fato de um ex-ministro das Relações Exteriores sul-coreano ter obtido o apoio do mundo por seu trabalho de liderança.

Ban Ki-moon foi ministro das Relações Exteriores sul-coreano entre 2004 e 2006, durante o Governo do falecido presidente Roh Moo-hyun.

"Este é o resultado da opinião positiva de pessoas de todo o mundo sobre a diligência e a atitude humilde do secretário-geral Ban", indicou Lee, citado por seu porta-voz.

"É um orgulho que líderes, não só dos países avançados, mas também daqueles em desenvolvimento, tenham expressado seu apoio ativo", indicou o presidente sul-coreano, que assegurou que todos os sul-coreanos se sentem alegres por sua reeleição à frente do organismo.

Lee também enviou uma carta aos líderes dos 15 países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para agradecer por sua postura a favor de Ban, de 67 anos.

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta terça-feira por aclamação uma resolução pela qual Ban seguirá à frente da organização para mais um mandato, de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulONUPolítica

Mais de Mundo

Netanyahu diz que vitória na guerra de 1948 criou Israel, e não a ONU

Israel captura mais três combatentes do Hezbollah no sul do Líbano

Trump diz que México 'não vai vender um único carro' nos EUA caso ele seja eleito

China publica plano para desenvolvimento da ciência espacial