Mundo

Presidente sul-coreana viaja aos EUA para reunião com Obama

A primeira escala da chefe de Estado sul-coreana nos EUA será em Nova York, onde visitará a sede das Nações Unidas


	Park Geun-Hye buca fortalecer a cooperação com os Estados Unidos em assuntos relativos a Pionyang
 (Kim Hong-Ji/AFP)

Park Geun-Hye buca fortalecer a cooperação com os Estados Unidos em assuntos relativos a Pionyang (Kim Hong-Ji/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2013 às 11h55.

Seul- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, partiu neste domingo aos Estados Unidos para se reunir com o presidente Barack Obama, um encontro que será pautado pelo reforço dos laços bilaterais e pela definição de uma estratégia conjunta para enfrentar as relações com a Coreia do Norte.

Park Geun-hye, que realiza sua primeira viagem ao exterior desde que se tornou a primeira mulher a presidir o país asiático no mês de fevereiro, buscará fortalecer a cooperação com os Estados Unidos em assuntos relativos a Pionyang, entre eles seu programa nuclear, confirmou à Agência Efe o Escritório presidencial de Seul.

Recentemente, após a tensão gerada com uma campanha de ameaças entre março e abril, a Coreia do Norte decidiu rebaixar seu tom, enquanto Seul e Washington buscam induzir o regime de Kim Jong-un a iniciar um diálogo sobre o desmantelamento de seu programa nuclear.

No entanto, na última quinta-feira, Pionyang anunciou uma condenação de 15 anos a trabalhos forçados ao cidadão americano de origem coreana Kenneth Bae, detido em novembro na Coreia do Norte supostamente por ter cometidos crimes contra o Estado comunista. Apesar da confirmação da pena, os delitos não foram especificados.

O anúncio foi considerado como uma manobra de Pionyang para conseguir vantagens na hora de negociar com Washington.

A primeira escala da chefe de Estado sul-coreana nos EUA será em Nova York, onde visitará a sede das Nações Unidas na segunda-feira para manter um encontro com seu secretário-geral, o também sul-coreano Ban Ki-moon.

Após o encontro com Ban, a presidente sul-coreana passará três dias em Washington, onde se reunirá com Obama e pronunciará um discurso no Capitólio a pedido de dois congressistas americanos.

Em sua primeira viagem oficial para fora do país, Park Geun-hye será acompanhada por uma delegação de mais de 50 personalidades sul-coreanas relacionadas com o âmbito econômico, incluindo os líderes dos cinco maiores conglomerados empresariais (os chamados 'chaebol') do país.

Estados Unidos e Coreia do Sul mantêm uma importante aliança econômica, plasmada em um Tratado de Livre-Comércio (TLC) que entrou em vigor em março de 2012.

Além dos vínculos econômicos, outra aliança que se destaca entre ambas as nações é a militar, já que os Estados Unidos lutou do lado da Coreia do Sul contra o Norte na Guerra da Coreia (1950-53) e, desde então, se compromete a defender seu aliado asiático. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro