Park Geun-hye: presidente da Coreia do Sul já tinha anunciado troca do primeiro-ministro na véspera (Kim Hong-Ji/Reuters)
EFE
Publicado em 3 de novembro de 2016 às 08h29.
Última atualização em 3 de novembro de 2016 às 08h34.
Seul - A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, nomeou nesta quinta-feira seu novo chefe de gabinete e um alto secretário, no meio de um escândalo de corrupção que envolve uma confidente próxima à própria chefe de Estado.
O novo chefe de gabinete é Han Gwang-ok, um veterano deputado de 74 anos e até agora líder do comitê presidencial para a coesão nacional, disse à Agência Efe um porta-voz da Casa Azul.
Han já se desempenhou a função de chefe de gabinete do ex-presidente Kim Dae-jung, com um governo progressista, em contraste com Park Geun-hye.
A presidente também nomeou hoje como secretário de assuntos políticos a Hur Won-je, um ex-jornalista que virou político e foi deputado entre 2008 e 2012.
As novas mudanças acontecem um dia após Park nomear o novo primeiro-ministro, Kim Byong-joon, e os dois novos ministros de Finanças e Segurança Pública, Yim Jong-yong e Park Seung-joo, respectivamente, embora no caso destes três será necessária a confirmação da Assembleia Nacional (parlamento).