Dina Boluarte, presidente do Peru (Lucas Aguayo/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 17h46.
Última atualização em 28 de dezembro de 2022 às 18h38.
A presidente peruana Dina Boluarte pretende visitar outros países para reunir apoio internacional e esclarecer dúvidas sobre sua ascensão ao governo após a destituição de seu antecessor Pedro Castillo, segundo a chanceler Ana Gervasi.
Em declaração nesta terça-feira, Gervasi explicou que o primeiro destino seria o Brasil para presenciar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro, contudo a presidente precisaria de permissão do Congresso peruano para viajar.
"Esta é uma ocasião extremamente importante para a presidente levar pessoalmente a mensagem de normalidade democrática e constitucional que existe no Peru e exercer a diplomacia presidencial, o que é importante", disse Gervasi à agência oficial de notícias Andina sobre a intenção de Boluarte ao deixar o país para visitar o Brasil.
Para deixar o país, a presidente peruana precisa definir quem ficará à frente de seu cargo em sua ausência. A Constituição dá esse papel ao vice-presidente, mas neste momento não há nenhum. Boluarte apresentou um projeto para que o presidente do Congresso assuma essa tarefa, iniciativa que gera polêmica e alimenta suspeitas de que haja acordos prévios com um setor legislativo.
LEIA TAMBÉM: