Mundo

Presidente paraguaio anuncia petróleo abundante no Chaco

As empresas petrolíferas Crescent Global Oil e Pirity Hidrocarboneto encarregadas das explorações em solo paraguaio, prevêem começar com as perfurações no mês que vem


	O presidente paraguaio Federico Franco: ''O Paraguai é um país cheio de oportunidades''
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

O presidente paraguaio Federico Franco: ''O Paraguai é um país cheio de oportunidades'' (Marcello Casal Jr./Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2012 às 20h36.

Assunção - O presidente do Paraguai, Federico Franco, revelou nesta segunda-feira que foi encontrado petróleo abundante na região setentrional do Chaco e que em 2013, o país entrará na lista de produtores de petróleo.

''O Paraguai é um país cheio de oportunidades. Na próxima semana, se Deus permitir, vamos ao Chaco, na bacia de Pirity, onde se encontrou petróleo e da melhor qualidade, em quantidade abundante'', disse o chefe de governo, em almoço com empresários barsileiros, segundo à agência estatal ''IP''.

O presidente fez menção aos resultados dos primeiros relatórios do petróleo encontrado e disse que ''seguramente entre abril e junho'' o Paraguai vai fazer parte do grupo de países produtores.

A ''IP'' aponta que as empresas petrolíferas Crescent Global Oil e Pirity Hidrocarboneto encarregadas das explorações em solo paraguaio, prevêem começar com as perfurações no mês que vem.

O Chaco é uma vasta região semidesértica e pouco povoada que ocupa a metade norte do Paraguai, que conquistou a região após uma guerra contra a Bolívia, na década de 30 do século passado. Há anos, governos do país fazem operação de procura de petróleo na área.

O país já dispõe de grandes recursos energéticos graças as duas hidroelétricas que compartilha com Brasil e Argentina sobre o Rio Paraná, embora ceda a maioria do que produz com os dois vizinhos, em troca de compensações econômicas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaParaguaiPetróleo

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'