Mundo

Presidente irlandês passará pelo Brasil

O presidente irlandês viajará acompanhado de sua esposa, Sabina Coyne, e do secretário de Estado de Comércio e Desenvolvimento, Joe Costello


	Michael D. Higgins: Higgins concluirá sua viagem pela América do Sul com uma visita de três dias à Argentina
 (Wikimedia Commons)

Michael D. Higgins: Higgins concluirá sua viagem pela América do Sul com uma visita de três dias à Argentina (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 15h52.

Dublin - O presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, inicia nesta terça-feira uma visita oficial de duas semanas à América Latina para "reforçar" as relações bilaterais com Brasil, Chile e Argentina, informaram fontes oficiais.

Higgins manterá encontros com líderes religiosos, comunitários e empresariais, e terá reuniões com os governantes dos três países sul-americanos para estreitar os laços políticos e econômicos.

O presidente irlandês viajará acompanhado de sua esposa, Sabina Coyne, e do secretário de Estado de Comércio e Desenvolvimento, Joe Costello.

Sua primeira parada será no Chile, onde fará um discurso na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), agência da ONU com sede em Santiago.

No domingo dia 7, Higgins chega ao Brasil e se reunirá na segunda-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, antes de participar de uma conferência na Cátedra de Estudos Irlandeses da Universidade de São Paulo (USP).

Higgins será acompanhado por uma delegação de mais de 40 empresários da Irlanda e representantes do setor educativo para reforçar as relações "econômicas e sociais entre ambos os países", explicou à Agência Efe um porta-voz oficial.

Após participar na terça-feira de um "café da manhã de negócios", o presidente irlandês se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, em São Paulo, depois partirá rumo ao Rio de Janeiro para, no dia seguinte, encerrar sua passagem pelo país com visitas a uma comunidade e encontros com líderes religiosos e do movimento olímpico.

Higgins concluirá sua viagem pela América do Sul com uma visita de três dias à Argentina, onde se reunirá na quinta-feira, dia 11, com Cristina Kirchner, na Casa Rosada. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDiplomaciaEuropaIrlandaPiigs

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA