Mundo

Presidente iraniano anuncia governo formado apenas por homens

Hassan Rouhani, reeleito em maio, renunciou a nomeação de ministras e ainda tem dado pouco espaço para os reformistas, os quais apoiaram sua campanha

Hassan Rouhani: o ex-gabinete contava com três vice-presidentas (Agência Tima/Reuters)

Hassan Rouhani: o ex-gabinete contava com três vice-presidentas (Agência Tima/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 10h40.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, apresentou nesta terça-feira (8) ao Parlamento 17 dos 18 membros de seu gabinete, que seguirá sem grandes mudanças em relação a seu mandato precedente - informou a imprensa local.

Segundo os jornais, assim como na gestão anterior, o novo Executivo não teria mulheres em pastas ministeriais. O ex-gabinete contava com três vice-presidentas.

Reeleito em maio, Rouhani é criticado há vários dias porque teria renunciado a nomear ministras e dado pouco espaço para os reformistas, os quais apoiaram sua campanha.

A lista apresentada ao Parlamento não inclui o nome de quem ocupará a pasta de Educação Superior.

O Parlamento começa a se pronunciar sobre o gabinete em uma semana. Segundo a lei, cada ministro deve obter a confiança do Parlamento de modo individual.

A Casa é dirigida pelo conservador moderado Ali Larijani, que apoia o governo de Rouhani, mas nenhum dos grupos tem maioria.

O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, e o ministro do Petróleo, Bijan Namadar Zanganeh, conservam seus postos. No Ministério da Defesa, o general Hossein Dehghan cede seu lugar ao até agora vice-ministro, general Amir Hatami, que sai das fileiras do Exército - e não dos Guardiães da Revolução.

O ministro da Economia, Ali Tayyebnia, deixa o cargo e será substituído pelo atual vice-ministro Massud Karbassian.

O ex-presidente ultraconservador Mahmud Ahmadinejad (2005-2013) foi o único da República Islâmica a ter uma ministra em seu governo, durante seu segundo mandato. Marzieh Dastjerdi ocupou a pasta da Saúde entre 2009 e 2013.

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísMachismoMulheres

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA