Mundo

Presidente iemenita retorna a Áden após seis meses de exílio

A cidade do sul do país foi reconquistada em julho das mãos dos rebeldes xiitas huthis que ainda controlam a capital Sanaa


	O presidente do Iêmen, Abd Hadi: o retorno de Hadi acontece após a volta do vice-presidente Khaled Bahah e de vários ministros na semana passada a Áden
 (HO/AFP)

O presidente do Iêmen, Abd Hadi: o retorno de Hadi acontece após a volta do vice-presidente Khaled Bahah e de vários ministros na semana passada a Áden (HO/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 14h04.

O presidente Abd Rabo Mansur Hadi retornou nesta terça-feira a Áden, segunda cidade mais importante do Iêmen, depois de seis meses de exílio na Arábia Saudita, onde se refugiou em consequência da guerra em seu país, anunciou uma fonte aeroportuária.

O retorno de Hadi, dois dias antes do Aid al-Adha, festa muçulmana do sacrifício, acontece após a volta do vice-presidente Khaled Bahah e de vários ministros na semana passada a Áden.

A cidade do sul do país foi reconquistada em julho das mãos dos rebeldes xiitas huthis que ainda controlam a capital Sanaa.

O presidente Hadi chegou a bordo de um avião militar saudita à base aérea anexa ao aeroporto civil de Áden, segundo a fonte.

A Arábia Saudita lidera uma coalizão árabe que iniciou, em 26 de março, uma campanha aérea para impedir que os rebeldes xiitas huthis assumissem o controle de todo o território iemenita, depois de conquistar amplas faixas do país, incluindo Sanaa.

Hadi havia se refugiado em março em Riad ante o avanço dos huthis.

Acompanhe tudo sobre:IêmenArábia SauditaIslamismoGovernoXiitas

Mais de Mundo

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo

México confirma visita de Marco Rubio, que se reunirá com Sheinbaum em 3 de setembro