Mundo

Presidente francês se reúne com Papa no Vaticano

O presidente da França, François Hollande, chegou no Vaticano, onde se reuniu pela primeira vez com o papa Francisco

O presidente da França, François Hollande (e) conversa com o papa Francisco: os dois expressavam seriedade e pareciam estar incomodados (Gabriel Bouys/AFP)

O presidente da França, François Hollande (e) conversa com o papa Francisco: os dois expressavam seriedade e pareciam estar incomodados (Gabriel Bouys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 08h45.

Cidade do Vaticano - O presidente da França, François Hollande, chegou nesta sexta-feira pouco antes das 09H30 GMT (07H30 no horário de Brasília) no Vaticano, onde se reuniu pela primeira vez com o Papa Francisco em um clima muito formal, constatou uma jornalista da AFP.

No momento de se cumprimentarem, os dois expressavam seriedade e pareciam estar incomodados, enquanto Hollande, aparentemente impressionado, esboçou um sorriso.

"Santo Padre, estou muito feliz de que me receba aqui", disse Hollande ao apertar a mão do Papa na sala Tronetto.

Em seguida, sentaram-se frente a frente junto a uma mesa. Ambos mantiveram a seriedade ante os flashes dos fotógrafos. O Papa, que geralmente é muito amável, não sorriu e manteve uma expressão grave e tensa.

Hollande, grande defensor de um rigoroso laicismo, irá, provavelmente, discutir com o sumo pontífice as formas de resolver as crises internacionais.

Por sua vez, Francisco fará perguntas sobre determinadas evoluções da sociedade francesa, principalmente o projeto de lei sobre a eutanásia e a morte digna, criticada pela Igreja católica e por muitos católicos franceses.

Hollande realiza esta visita ao Vaticano em um contexto delicado, marcado pelas revelações de um suposto caso com uma atriz e sua queda acentuada nas pesquisas de popularidade.

Horas antes da chegada do chefe de Estado francês, uma bomba de fabricação caseira explodiu durante à noite perto de uma igreja francesa de Roma, a igreja São Ivo dos Bretões, causando danos materiais.

A secretária do embaixador da França na Santa Sé afirmou que "umas das hipóteses é que [esta explosão] esteja ligada com a visita do presidente" Hollande.

Acompanhe tudo sobre:François HollandePaíses ricosPapa FranciscoPapasPolíticosVaticano

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'