Mundo

Presidente do Uruguai participa de manifestação na Venezuela

O governo venezuelano convocou uma manifestação de apoio a Chávez e convidou chefes de Estado e de Governo de países amigos


	Presidente José Mujica: Mujica disse que viajará na qualidade de presidente pro tempore do Mercosul.
 (Andrea Mazza/Wikimedia Commons)

Presidente José Mujica: Mujica disse que viajará na qualidade de presidente pro tempore do Mercosul. (Andrea Mazza/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 11h58.

Caracas - O presidente do Uruguai, Jose Pepe Mujica, viajará a Caracas quinta-feira (10) – data na qual o presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, deveria assumir um novo mandato de seis anos. A cerimônia deve ser suspensa, já que Chávez está internado há quase um mês em Cuba, onde foi submetido a cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica. O governo venezuelano convocou para esse dia uma manifestação de apoio a Chávez e convidou chefes de Estado e de Governo de países amigos.

Mujica disse que viajará na qualidade de presidente pro tempore do Mercosul, integrado pelo Brasil, a Argentina, o Paraguai e a Venezuela, além do Uruguai. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, deverá viajar no mesmo dia 10 para Cuba.

A saúde de Chávez e o futuro político da Venezuela sem a presença do presidente que governa o país há 14 anos são temas de discussões. O governo venezuelano considera que Chávez não precisa assumir no dia 10 para continuar como presidente – cargo para o qual foi reeleito com 54% dos votos em outubro passado. Já a oposição cita o Artigo 231 da Constituição, que fixa a data da posse.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaVenezuelaHugo ChávezUruguai

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk