Foto da Presidência peruana mostra Dina Boluarte falando durante conselho de ministros em Lima, 12 de dezembro de 2022 (AFP/Reprodução)
AFP
Publicado em 21 de dezembro de 2022 às 14h23.
Última atualização em 21 de dezembro de 2022 às 14h26.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, renovou parte de seu gabinete nesta quarta-feira, 21, para enfrentar o ano e meio de governo que ainda tem pela frente, após a redução do mandato e o anúncio de eleições antecipadas.
Como primeiro-ministro, o advogado Alberto Otárola substitui Pedro Angulo. Otárola era ministro da Defesa e uma das figuras de mais destaque do governo Boluarte no enfrentamento da crise deflagrada com a destituição do presidente Pedro Castillo.
O Ministério da Defesa será, agora, ocupado pelo militar reformado Jorge Chávez.
Sob a gestão de Otárola, foi declarado estado de emergência no país, o que permitiu às Forças Armadas intervir no controle dos protestos de apoio a Castillo.
Veterano da política com passagem por governos anteriores, Otárola também foi advogado de Boluarte quando ela era vice-presidente e enfrentou uma investigação no Congresso por suspeita de violação da Constituição.
Também foram renovados os Ministérios do Interior (Víctor Rojas, um policial aposentado), Educação (Oscar Becerra) e Cultura (Leslie Urteaga).
Os agora ex-ministros da Educação e da Cultura renunciaram ao cargo, em repúdio às mortes durante a repressão dos protestos.
LEIA TAMBÉM:
Peru chama para consultas embaixadores nos países que apoiam Castillo
Presidente do Peru descarta renúncia e 'exige' que Congresso antecipe eleições