Mundo

Presidente do Parlamento iraquiano sai ileso de atentado

Presidente do Parlamento iraquiano e seu irmão saíram ilesos de um atentado


	Local de atentado no Iraque: uma bomba explodiu durante a passagem do comboio em que viajavam os altos funcionários
 (Akoo Rasheed/Reuters)

Local de atentado no Iraque: uma bomba explodiu durante a passagem do comboio em que viajavam os altos funcionários (Akoo Rasheed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 12h15.

Bagdá - O presidente do Parlamento iraquiano e destacado representante da minoritária comunidade sunita, Osama al Nuyaifi, e seu irmão, o governador de Ninawa, Azil al Nuyaifi, saíram ilesos de um atentado nesta segunda-feira na zona de Al Gafran, no sul de Monsul, capital da província.

Uma fonte da polícia Iraquiana informou à Agência Efe que uma bomba explodiu durante a passagem do comboio em que viajavam os altos cargos quando se dirigiam a Erbil, capital da região autônoma do Curdistão.

Uma das rodas do veículo no qual Osama al Nuyaifi viajava explodiu pelo impacto da bomba, mas o presidente do Parlamento não ficou ferido, disse a fonte.

O comboio continuou posteriormente seu trajeto a Erbil, depois que os feridos foram transferidos a um hospital próximo para receber tratamento médico.

Osama al Nuyaifi preside a lista sunita dos Unidos, que será apresentada nas próximas eleições parlamentares, previstas para o próximo dia 30 de abril, após ter se separado da lista Al Iraqiya, liderada pelo ex-primeiro-ministro do Iraque Iyad Allawi, que é xiita.

Al Nuyaifi se mostrou muito crítico nos últimos meses com a gestão do Governo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, a quem acusou de utilizar o Exército para reprimir os crescentes protestos dos sunitas.

As Forças Armadas enfrentam membros da Al Qaeda e milicianos tribais sunitas nas duas principais cidades da província ocidental de Al-Anbar, Ramadi e Faluja, no meio de uma escalada da violência sectária e do terrorismo contra civis e forças de segurança. 

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaAtaques terroristasIraqueIslamismoTerrorismo

Mais de Mundo

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin