Mundo

Presidente do Paraguai vai a Cuba fazer tratamento contra o câncer

Desde meados do ano passado, o presidente Fernando Lugo faz tratamento para o combate do linfoma

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em sua última visita ao Brasil (Ricardo Stuckert Filho/PR)

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em sua última visita ao Brasil (Ricardo Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 08h57.

Brasília - Em tratamento para combate ao câncer, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, fica de hoje (16) a domingo (20) em Cuba para consultas médicas. Ele viaja acompanhado pelo seu médico particular, Agustin Casaccia, e o secretário particular, Miguel Rojas. Nos quatro dias em que Lugo estiver fora de Assunção, capital paraguaia, ocupará a Presidência da República o vice-presidente Federico Franco.

As informações são da Presidência da República do Paraguai. Desde meados do ano passado, Lugo faz tratamento para o combate de um linfoma. Não há detalhes sobre como será essa etapa do tratamento em Cuba.

O presidente alternou as seis sessões de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e uma clínica privada em Assunção, até novembro de 2010. No mês passado, Lugo fez uma série de exames no Sírio-Libanês para verificar os efeitos do tratamento.

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital no fim de janeiro, não há evidências da doença após o tratamento. De acordo com os médicos, houve uma “remissão” no linfoma. Em nota, a Presidência da República do Paraguai informou que o quadro clínico do presidente “é excelente”.

Ao longo do tratamento, Lugo perdeu o cabelo e peso. Também optou por reduzir as atividades políticas, mas recusou-se a pedir licença do cargo, como insistiu a oposição.

Em 26 de março, Lugo e a presidenta Dilma Rousseff devem se reunir em Assunção. Um dos principais temas da conversa deve ser a renegociação das tarifas da Itaipu Binacional.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasParaguaiPolíticaSaúde

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'