Mundo

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Santiago Peña foi internado na segunda-feira, após equipe médica realizar um eletrocardiograma e detectar uma alteração no exame

O presidente do Paraguai, Santiago Pena, é fotografado antes da foto do grupo após a primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL/AFP)

O presidente do Paraguai, Santiago Pena, é fotografado antes da foto do grupo após a primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL/AFP)

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 06h36.

Tudo sobreG20
Saiba mais

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, está “bem” e em situação “estável”, de acordo com o primeiro boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após a internação do político na segunda-feira, 18.

Peña teve um “mal-estar” à tarde e, “por razões de segurança”, foi hospitalizado para se submeter a exames de diagnóstico, de acordo com um comunicado do centro médico, que não detalhou o caso.

O presidente paraguaio precisou de atendimento médico enquanto participava da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, da qual o Paraguai é convidado. O vice-presidente do país sul-americano, Pedro Alliana, disse que Peña sofreu uma “leve indisposição” e estava “bem” enquanto aguardava os resultados dos exames médicos.

Peña, que completou 46 anos no sábado, assumiu o cargo em agosto de 2023, tornando-se o presidente mais jovem da era democrática que o país inaugurou após a queda da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).

Hospitalização

O chefe do Executivo paraguaio estava na reunião do G20 quando sentiu dores no peito. Ele foi atendido no posto médico do MAM e submetido a um eletrocardiograma. Como foi detectada uma alteração no exame, Peña foi removido numa ambulância e levado para o hospital, em Botafogo.

Segundo informou o hospital por meio de nota divulgada ainda ontem, o presidente do Paraguai "deu entrada na unidade na noite de hoje (18/11). O paciente apresentou mal-estar no período da tarde e, por segurança, foi para o hospital fazer exames de diagnósticos. O chefe de Estado passa bem e seu estado de saúde atual é estável".

Pouco antes de se sentir mal, Santiago Peña também fez uma postagem no X sobre o encontro de líderes no Rio. "No G20, junto a líderes mundiais, abordamos os grandes desafios globais, destacando o papel estratégico do Paraguai como uma nação comprometida a fazer parte das soluções. Nosso país está determinado a demonstrar que sua grandeza está em sua visão e ação em direção a um mundo mais justo e cheio de oportunidades para todos".

Com informações de EFE e O Globo 

Acompanhe tudo sobre:G20ParaguaiRio de JaneiroSaúde

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau