Mundo

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Santiago Peña foi internado na segunda-feira, após equipe médica realizar um eletrocardiograma e detectar uma alteração no exame

O presidente do Paraguai, Santiago Pena, é fotografado antes da foto do grupo após a primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL/AFP)

O presidente do Paraguai, Santiago Pena, é fotografado antes da foto do grupo após a primeira sessão da Reunião de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil, em 18 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL/AFP)

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 06h36.

Tudo sobreG20
Saiba mais

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, está “bem” e em situação “estável”, de acordo com o primeiro boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após a internação do político na segunda-feira, 18.

Peña teve um “mal-estar” à tarde e, “por razões de segurança”, foi hospitalizado para se submeter a exames de diagnóstico, de acordo com um comunicado do centro médico, que não detalhou o caso.

O presidente paraguaio precisou de atendimento médico enquanto participava da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, da qual o Paraguai é convidado. O vice-presidente do país sul-americano, Pedro Alliana, disse que Peña sofreu uma “leve indisposição” e estava “bem” enquanto aguardava os resultados dos exames médicos.

Peña, que completou 46 anos no sábado, assumiu o cargo em agosto de 2023, tornando-se o presidente mais jovem da era democrática que o país inaugurou após a queda da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).

Hospitalização

O chefe do Executivo paraguaio estava na reunião do G20 quando sentiu dores no peito. Ele foi atendido no posto médico do MAM e submetido a um eletrocardiograma. Como foi detectada uma alteração no exame, Peña foi removido numa ambulância e levado para o hospital, em Botafogo.

Segundo informou o hospital por meio de nota divulgada ainda ontem, o presidente do Paraguai "deu entrada na unidade na noite de hoje (18/11). O paciente apresentou mal-estar no período da tarde e, por segurança, foi para o hospital fazer exames de diagnósticos. O chefe de Estado passa bem e seu estado de saúde atual é estável".

Pouco antes de se sentir mal, Santiago Peña também fez uma postagem no X sobre o encontro de líderes no Rio. "No G20, junto a líderes mundiais, abordamos os grandes desafios globais, destacando o papel estratégico do Paraguai como uma nação comprometida a fazer parte das soluções. Nosso país está determinado a demonstrar que sua grandeza está em sua visão e ação em direção a um mundo mais justo e cheio de oportunidades para todos".

Com informações de EFE e O Globo 

Acompanhe tudo sobre:G20ParaguaiRio de JaneiroSaúde

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia