Mundo

Presidente do Paraguai anuncia redução no preço dos combustíveis da estatal paraguaia Petropar

Segundo a Presidência paraguaia, esta é a sexta redução no preço do diesel e a sétima da gasolina desde que Peña assumiu o cargo, em agosto de 2023

Santiago Peña: 'no mês da independência, reafirmamos nosso compromisso com um Paraguai que avança' (Paolo Blocco/Getty Images)

Santiago Peña: 'no mês da independência, reafirmamos nosso compromisso com um Paraguai que avança' (Paolo Blocco/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de maio de 2025 às 10h23.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou nesta segunda-feira, 12, que a estatal Petropar reduzirá os preços do diesel e da gasolina como parte das celebrações pelos 214 anos da independência do país da Espanha.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Peña informou que haverá um desconto de 270 guaranis (cerca de 0,034 dólares) “em todos os combustíveis” comercializados pela Petróleos Paraguayos (Petropar).

“No mês da independência, reafirmamos nosso compromisso com um Paraguai que avança, cuidando do bolso da sua gente e apostando no trabalho e no progresso”, escreveu o presidente.

Com o reajuste, o chamado diesel tipo III passa a custar 6.920 guaranis (0,87 dólar) por litro, e o diesel premium, 8.720 guaranis (1,09 dólar). A gasolina de 88 octanas será vendida por 5.860 guaranis (0,73 dólar), a de 93 octanas por 6.360 guaranis (0,80 dólar), e a de 97 octanas por 7.710 guaranis (0,96 dólar).

Segundo a Presidência paraguaia, esta é a sexta redução no preço do diesel e a sétima da gasolina desde que Peña assumiu o cargo, em agosto de 2023.

Sexta redução

Em entrevista à rádio ABC Cardinal, o diretor de Planejamento da Petropar, Adalberto Acuña, afirmou que os novos preços devem permanecer em vigor “até o final de junho”.

Na última queda, anunciada em 24 de março, o desconto foi de 300 guaranis (0,038 dólar) por litro, revertendo uma alta do mesmo valor aplicada em fevereiro.

As celebrações pelos 214 anos da independência do Paraguai ocorrem entre terça e quarta-feira, 14 e 15 de maio. A independência, embora exercida desde 1811, só foi oficialmente proclamada em 1842, com a assinatura da Ata da Independência.

Acompanhe tudo sobre:ParaguaiCombustíveisÓleo diesel

Mais de Mundo

Tarifas de Trump: EXAME realiza programa ao vivo para analisar impactos nesta quarta

ONU insiste para que ajuda entre em Gaza por 'todos os portos' em meio ao aumento da fome

Envelhecimento e queda da taxa de natalidade podem reduzir PIB da China em mais de 50% até 2050

Tarifas dos EUA podem reduzir PIB do Brasil em até R$ 110 bilhões, aponta FIEMG