Mundo

Presidente do Irã pede que Israel assine Tratado nuclear

Presidente iraniano disse além disso que Israel deveria se unir "sem atraso" ao pacto para estabelecer uma região livre de armas atômicas


	 Hassan Rohani: presidente do Irã disse que é possível conseguir uma solução negociada para todos os problemas internacionais
 (Behrouz Mehri/AFP)

 Hassan Rohani: presidente do Irã disse que é possível conseguir uma solução negociada para todos os problemas internacionais (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 11h54.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, pediu nesta quinta-feira que Israel assine "sem atraso" o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e disse que nenhum país deveria possuir armas atômicas.

"A posse indefinida de armas nucleares não pode ser tolerada e nem se pode atrasar mais sua completa eliminação", afirmou Rohani durante discurso em um fórum sobre o desarmamento.

O presidente iraniano, que falou em nome do Movimento Não Alinhando (MNA), disse além disso que Israel, o único país do Oriente Médio que não faz parte do TNP, deveria se unir "sem atraso" ao pacto para estabelecer uma região livre de armas atômicas.

Além disso, Rohani pediu que "todas as atividades nucleares na região devem permanecer submetidas à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)".

O fórum ocorre poucas horas antes da realização de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do Irã e do grupo 5+1 (EUA, Rússia, França, Reino Unido, China e Alemanha), coordenada pela União Europeia (UE), para retomar o diálogo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

Rohani, que em seu discurso na terça-feira na Assembleia Geral da ONU disse que é possível conseguir uma solução negociada para todos os problemas internacionais, afirmou hoje que o uso de armas nucleares "é uma violação da carta das Nações Unidas e um crime contra a humanidade".

"As doutrinas que justificam sua utilização são inaceitáveis", discursou.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaHassan RohaniIrã - PaísOriente Médio

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais