Mundo

Presidente do Irã não aceita renúncia do ministro das Relações Exteriores

Mohamad Javad Zarif renunciou na segunda-feira e divulgou o pedido de demissão em sua conta no Instagram

Hassan Rohani: presidente iraniano rejeitou nesta quarta-feira a renúncia do ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif (Mikhail Svetlov/Getty Images)

Hassan Rohani: presidente iraniano rejeitou nesta quarta-feira a renúncia do ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif (Mikhail Svetlov/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 08h57.

O presidente iraniano Hassan Rohani rejeitou nesta quarta-feira a renúncia do ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

"Penso que sua renúncia prejudica os interesses do país e não a aprovo", escreveu Rohani em uma carta dirigida a Zarif e publicada pelo site do governo.

"Aprecio seus esforços incessantes e seu compromisso como ministro das Relações Exteriores", completa Rohani na carta.

"Considero que, como disse o guia (Ali Khamenei), o senhor é 'digno de confiança, corajoso e piedoso' e está na vanguarda da resistência contra a pressão total exercida pelos Estados Unidos contra a República Islâmica", afirma o presidente.

"Sou perfeitamente consciente das pressões que existem sobre o aparato diplomático do país, o governo e inclusive o presidente eleito pelo povo".

"Como foi ordenado diversas vezes, todos os organismos - isso inclui o governo e os organismos do Estado - devem atuar em coordenação com seu ministério no que diz respeito às relações internacionais", conclui a carta.

Zarif renunciou na segunda-feira e divulgou o pedido de demissão em sua conta no Instagram. Na terça-feira, afirmou que o ministério das Relações Exteriores deve recuperar seu "status".

De acordo com o site de notícias iraniano Entekhab, a renúncia está vinculada à visita surpresa na segunda-feira a Teerã do presidente sírio Bashar al-Assad.

Zarif não estava presente nas reuniões que Assad teve com o guia supremo Ali Khamenei e com o presidente Rohani.

Acompanhe tudo sobre:Hassan RohaniIrã - País

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump