Mundo

Presidente do Irã chama Trump de novato político por restrições

Teerã já havia dito que irá tomar medidas em resposta ao decreto de Trump que barra a entrada de pessoas do Irã e seis outros países de maioria muçulmana

Hassan Rouhani: "levará muito tempo e custará muito aos Estados Unidos, até que ele aprenda o que está acontecendo no mundo" (Jewel Samad/AFP)

Hassan Rouhani: "levará muito tempo e custará muito aos Estados Unidos, até que ele aprenda o que está acontecendo no mundo" (Jewel Samad/AFP)

R

Reuters

Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 08h48.

Dubai - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, classificou nesta quarta-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de um novato político, aumentando suas críticas às políticas de imigração do novo líder norte-americano, incluindo uma proibição temporária à entrada de iranianos nos EUA.

Teerã já havia dito que irá tomar medidas recíprocas legais e políticas em resposta ao decreto de Trump suspendendo a entrada de pessoas do Irã e seis outros países de maioria muçulmana.

Rouhani colocou o foco em Trump em discurso ao vivo na TV estatal, dizendo; "Ele (Trump) é novo na política. Ele estava em um mundo diferente. É um novo ambiente para ele".

"Levará muito tempo e custará muito aos Estados Unidos, até que ele aprenda o que está acontecendo no mundo", acrescentou Rouhani, que comandou uma reaproximação com Washington durante o governo do ex-presidente Barack Obama.

Trump alega que o decreto presidencial sobre viagens, assinado na sexta-feira, é necessário para proteger a segurança nacional.

Ele também prometeu uma mudança drástica de políticas com o Irã, chamando o acordo sobre o nuclear iraniano assinado por Teerã com Washington e outras potências mundiais de "o pior acordo já negociado".

A França prometeu na segunda-feira defender o acordo e fortalecer laços comerciais com o Irã, além de duplicar o número de vistos disponíveis para iranianos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Irã - PaísMuçulmanos

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada