Mundo

Presidente do Haiti indica primeiro-ministro

Esta é a terceira indicação para o cargo em menos de quatro meses de governo, que sofre forte oposição no Parlamento

O presidente do Haiti, Michel Martelly tem vários desafios a enfrentar para recuperar o país mais pobre das Américas
 (Thony Belizaire/AFP)

O presidente do Haiti, Michel Martelly tem vários desafios a enfrentar para recuperar o país mais pobre das Américas (Thony Belizaire/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2011 às 08h33.

Brasília – Em menos de quatro meses de governo, o presidente do Haiti, Michel Martelly, indicou nessa segunda-feira (5) o terceiro primeiro-ministro do país. O escolhido é o médico Garry Conille, de 45 anos.

Ele foi chefe de gabinete do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, representante especial no Haiti da Organização das Nações Unidas (ONU). O nome precisa ser aprovado pelo Parlamento.

Conille foi indicado depois que o Parlamento do Haiti rejeitou as indicações de outros dois nomeados: Daniel-Gérard Rouzier e Bernard Gousse. O presidente haitiano sofre uma oposição intensa no Parlamento. A confirmação do novo primeiro-ministro é do presidente do Senado haitiano, Rodolphe Joazile.

Martelly tem vários desafios a enfrentar. País mais pobre das Américas, o Haiti tenta se reconstruir depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010 que matou mais de 220 mil pessoas e deixou milhares sem casa, além de ter provocado uma desorganização completa das cidades.

Paralelamente, a população sofre com a falta de infraestrutura básica, com carências nas áreas de saúde e educação, poucas oportunidades de emprego e uma epidemia de cólera que ainda não foi controlada. No esforço de ajudar o país, a comunidade internacional se uniu por meio do envio de recursos, materiais e profissionais, para a região. Com informações da agência pública de informações de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaAmérica LatinaCrise política

Mais de Mundo

Coreia do Norte avança em míssil nuclear capaz de atingir os EUA, alerta presidente sul-coreano

Governo Milei faz compras secretas de dólares para conter valorização do peso na Argentina, diz site

Alerta de drones fecha aeroporto da Dinamarca pela segunda noite seguida

Forte tempestade deixa ao menos três mortos e 400 mil desabrigados nas Filipinas