Mundo

Presidente do Equador assume neste sábado mandato até 2017

Correa, no poder desde 2007, ganhou as eleições de fevereiro passado com 57,7% dos votos válidos


	O presidente do Equador, Rafael Correa: a Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, liderará a delegação de seu país na cerimônia.
 (REUTERS/Ricardo Rojas)

O presidente do Equador, Rafael Correa: a Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, liderará a delegação de seu país na cerimônia. (REUTERS/Ricardo Rojas)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 15h04.

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, assumirá neste sábado seu terceiro mandato presidencial consecutivo, que se estenderá até o ano de 2017, em cerimônia da qual participarão uma dezena de chefes de estado, o Príncipe Felipe da Espanha e outros dignatários.

Correa, no poder desde 2007, ganhou as eleições de fevereiro passado com 57,7% dos votos válidos e seu movimento político, o Alianza País, obteve a maioria absoluta na Assembleia Nacional.

A cerimônia de posse do novo cargo começará às 10h (horário local, 12h de Brasília) na Assembleia Nacional onde seu presidente, Gabriela Rivadeneira, do Alianza País, colocará nele a faixa presidencial.

A Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, liderará a delegação de seu país na cerimônia, pois a presidente Dilma Rousseff se encontra em visita oficial na África.

A Embaixada do Equador em Brasília informou que o vice-presidente Michel Temer liderará a delegação de seu país na cerimônia, pois a presidente Dilma Rousseff está em visita oficial à África.

Está confirmada a presença dos líderes Sebastián Piñera (Chile), Michel Martelly (Haiti), Laura Chinchilla (Costa Rica), Porfirio Lobo (Honduras), Nicolás Maduro (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia).


Além disso, Danilo Medina (República Dominicana), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Mikheil Saakashvili (Geórgia) confirmaram que estarão na posse de Correa.

Na cerimônia também estará presente o príncipe Felipe da Espanha, quem chegará hoje ao Equador e se reunirá com o chefe de Estado no palácio de Carondelet, sede do Executivo.

Além da cerimônia oficial de posse, o presidente participará às 18h (20h de Brasília) em um ato simbólico de início do novo período perante o povo, que acontecerá no Parque do Bicentenário, onde antes funcionava o aeroporto de Quito.

Também se prevê para domingo um ato popular similar ao da capital na cidade litorânea de Guayaquil (sudoeste), de onde é oriundo o chefe de Estado. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorPolítica

Mais de Mundo

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde