Mundo

Presidente do Cazaquistão propõe grupo islâmico semelhante ao G20

"Acredito que precisamos criar um foro, como o G20, de desenvolvimento científico e econômico no mundo islâmico", disse Nursultan Nazarbayev

Além disso, o presidente cazaque disse que os Estados islâmicos devem desenvolver também uma cooperação frutífera com os países ocidentais (Pool/Getty Images)

Além disso, o presidente cazaque disse que os Estados islâmicos devem desenvolver também uma cooperação frutífera com os países ocidentais (Pool/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 06h45.

Astana - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, propôs neste domingo a criação de um foro de 15 países avançados da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC) com um formato similar ao Grupo dos Vinte (G20).

"Acredito que precisamos criar um foro, como o G20, de desenvolvimento científico e econômico no mundo islâmico. A ciência e a tecnologia é muito importante para nós", disse Nazarbayev na Cúpula da OIC sobre Ciência e Tecnologia em Astana.

Além disso, o presidente cazaque disse que os Estados islâmicos devem desenvolver também uma cooperação frutífera com os países ocidentais.

"Isto permitirá que o mundo islâmico se desenvolva", disse Nazarbayev.

Durante a Cúpula da OIC, foi destacado o problema da minoria muçulmana rohingya em Mianmar, que está fugindo para outros países como Bangladesh.

O presidente bengali, Adbul Hamid, pediu à comunidade internacional o envio de ajuda humanitária para tentar resolver a crise dos rohingyas em Mianmar e frear a imigração em massa em direção a seu país.

"Apelo à comunidade internacional, em particular à OIC, para que nos ajudem a resolver o problema e nos assegurar de que as sociedades muçulmanas possam retornar às suas terras nativas com direitos e oportunidades para viver com segurança e estabilidade", disse Hamid.

A cúpula da OIC, integrada por 57 Estados, abordará até esta segunda-feira as prioridades, metas e avanços em ciência, tecnologia e inovação nos países membros.

Acompanhe tudo sobre:CazaquistãoG20Islamismo

Mais de Mundo

Governo Trump encerra contratos de ajuda humanitária no Oriente Médio para 'conveniência dos EUA'

México não descarta aplicar tarifas recíprocas aos EUA

Tarifas de Trump atingem UE em 380 bilhões de euros, diz comissário do bloco

Tarifas de Trump não elevarão iPhones a US$ 3.500, diz economista