Mundo

Presidente do Cazaquistão chegará a Cuba no sábado

Nazarbayev chegará em Havana durante a tarde e antes de sua reunião com Castro, espera-se que faça homenagem ao herói independentista cubano José Martí


	Nursultan Nazarbayev: em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração
 (Nicholas Kamm / AFP)

Nursultan Nazarbayev: em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração (Nicholas Kamm / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2016 às 11h04.

Havana - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, chegará no sábado a Cuba em uma visita oficial que incluirá um encontro com seu colega cubano, Raúl Castro, informaram nesta sexta-feira veículos de imprensa oficiais da ilha.

Nazarbayev chegará em Havana durante a tarde e antes de sua reunião com Castro, espera-se que renda a tradicional homenagem ao herói independentista cubano José Martí, na emblemática Praça da Revolução da cidade, perto de onde se encontra a sede do governo do país caribenho.

De acordo com a biografia oficial divulgada hoje no jornal "Granma", o líder cazaque (1940) participou ativamente na política desde os anos 80 na antiga República Socialista do Cazaquistão, onde chegou a ser o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista.

Desde 1990, Nazarbayev desempenha o papel de presidente da nação euroasiática, cargo para o qual foi reeleito em quatro ocasiões.

Nazarbayev é comandante em chefe supremo das Forças Armadas cazaques, presidente da Assembleia dos Povos do Cazaquistão, presidente do partido Nur Otan e do Conselho de Segurança desse país.

Em dezembro de 2015, Cuba e Cazaquistão assinaram um acordo de isenção de vistos de curta duração com o propósito de fortalecer o turismo e as relações econômicas bilaterais.

Antes, em outubro, o doutor em física nuclear Fidel Castro Díaz-Balart, primogênito do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, visitou instalações científicas e técnicas do Cazaquistão para conhecer seu potencial no âmbito de energia nuclear e biotecnologia e explorar a possibilidade de cooperar nesse campo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCazaquistãoCuba

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'