Mundo

Presidente do Cazaquistão assina reforma da Constituição

Agora, a Constituição fortalece a separação de poderes e transfere alguns deles ao governo e ao parlamento

Cazaquistão: segundo o líder, "o parlamento receberá novos poderes para o controle das atividades do governo e dos órgãos executivos" (Pool/Getty Images)

Cazaquistão: segundo o líder, "o parlamento receberá novos poderes para o controle das atividades do governo e dos órgãos executivos" (Pool/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 10 de março de 2017 às 13h00.

Astana - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assinou a reforma da Constituição que fortalece a separação de poderes e transfere alguns deles desde a presidência ao governo e ao parlamento, informou nesta sexta-feira o palácio presidencial Akorda.

"Alguns poderes presidenciais foram delegados a outros ramos do governo, fortalecendo assim sua independência e responsabilidade nas decisões", disse Nazarbayev durante a cerimônia da assinatura pública.

Segundo o líder, "o parlamento receberá novos poderes para o controle das atividades do governo e dos órgãos executivos".

Os deputados veem fortalecido assim seu papel nos assuntos públicos e poderão nomear ministros e exigir sua renúncia.

Além disso, o governo terá a faculdade de conduzir diretamente a economia.

"Tenho certeza de que a ampliação dos poderes do parlamento e do governo contribuirá para uma conquista mais eficaz dos objetivos da terceira modernização da economia", disse Nazarbayev.

O líder cazaque afirmou que com essas medidas, o sistema político irá adquirir um maior grau de democracia e estabilidade.

"O Cazaquistão seguirá tendo uma forma de governo presidencial, mas o poder estará mais equilibrado e será mais flexível e eficaz", sustentou o líder.

O grupo encarregado das reformas esteve dirigido pelo chefe da Administração presidencial, Adilbek Dzhaksibekov, e integrado por membros do governo, do parlamento e da Suprema Corte, entre outros órgãos do Estado, além de analistas.

Acompanhe tudo sobre:Cazaquistão

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk